em

Beto Richa inaugura em Ipiranga o primeiro medidor de energia inteligente no país 

Em evento que marcou o início da transformação de Ipiranga, nos Campos Gerais, como o primeiro município brasileiro totalmente atendido com rede inteligente de energia, o governador Beto Richa (PSDB) ressaltou a importância dos investimentos e o pioneirismo do Paraná. "É um grande orgulho ter o projeto piloto implantado na pequena cidade de Ipiranga, que se torna referência nacional em uma tecnologia de primeiro mundo existente no Japão e Estados Unidos", frisa. 
De acordo com o presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter, todas as cinco mil unidades consumidoras, entre clientes urbanos e rurais, residenciais e comerciais de Ipiranga terão novos medidos instalados, trabalho que tem previsão de terminar em outubro, totalizando R$ 7,9 milhões de investimentos da Copel. "São novas tecnologias que marcam o futuro, para a empresa – que terá maior rapidez na estabilização de energia em casos de falhas, além de melhorar a gestão do consumidor, que poderá acompanhar o consumo", aponta. 
Durante o evento, o prefeito de Ipiranga, Luiz Blum (PSC) ressaltou os investimentos viabilizados pelo governo estadual ao município e ressaltou o apoio de deputados estaduais e federais. "Fico muito feliz de Ipiranga participar deste importante passo no setor energético do país", frisa. O deputado Sandro Alex (PSD), por sua vez, destacou o trabalho da administração municipal e os recursos destinados ao Município. 

Funcionamento 
Na ocasião, Beto Richa, Guetter e demais autoridades presentes fizeram a ligação do primeiro medidor inteligente do Estado, instalado na casa da família Bonfiglio. "É interessante o sistema e esperamos que traga economia", aponta a moradora Angela Maria Horst Bonfiglio. 
“Escolhemos Ipiranga para receber essa nova tecnologia por conta do perfil do município, com metade da população em área urbana, outra metade em área rural. Vai gerar dados interessantes para instalarmos o mesmo sistema em municípios maiores”, completa o presidente da Copel.
Além da instalação de medidores inteligentes, que permitem automatizar a medição de energia, serão instalados sistemas de reconfiguração de rede (self healing) e reguladores de tensão automáticos – tudo integrado por sistemas de informação e telecomunicações com potencial para integrar outros serviços no futuro, como microgeração distribuída, tecnologias de armazenamento de energia, iluminação pública inteligente e abastecimento de carros elétricos. 
Acompanharam o evento o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; o prefeito de Carambeí, Osmar Blum (DEM); representantes dos deputados estaduais Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) e Marcio Pauliki; o promotor de Justiça Leandro Ataíde, vereadores de Ipiranga, entre outras autoridades. 

Rede inteligente 
Hoje, os dados de consumo de energia de cada residência são computados na Copel uma vez por mês. Com os medidores automáticos de energia, os moradores de Ipiranga terão um sensor inteligente dentro de casa. 
Nos casos de desligamentos da rede, o aparelho informará a Copel com mais agilidade e eficiência, pois emitirá sinais para a Companhia de 15 em 15 minutos. Também são medidos outros valores como tensão, corrente e potência, garantindo alto controle da qualidade de energia entregue aos consumidores. 
"Em breve, quando o cliente entrar em contato com a Companhia para tirar dúvidas sobre fatura ou funcionamento da rede, o atendente poderá acessar na hora os dados do medidor e, com isso, a Copel conseguirá solucionar falhas com mais agilidade", explica Guetter. 
Esse modelo é o mesmo adotado em redes inteligentes internacionais, como de distribuidoras de energia nos Estados Unidos. Em fevereiro de 2017, uma equipe da Copel visitou as empresas Florida Power & Light, em Miami, Oncor, em Dallas, e ComEd, em Chicago, para conhecer as soluções implantadas nas redes de distribuição dos americanos, contemplando a medição remota de energia. O maior projeto de redes inteligentes do mundo, em Tóquio, no Japão, também segue o mesmo modelo.
 

Governador Beto Richa ressalta os investimentos realizados pela Copel no Estado (Foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.