em

Biblioteca Pública de PG lança clubes de leitura abertos à comunidade

Os leitores assíduos de Ponta Grossa e os que querem adquirir o hábito de leitura já podem colocar na agenda: toda última quarta-feira de cada mês haverá encontros de dois novos clubes de leitura na Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, unidade mantida pela prefeitura de Ponta Grossa e que está participando do programa Conecta Biblioteca. A primeira edição de cada clube acontecerá no dia 27 de março.

Às 14h será o encontro do clube de leitura voltado aos jovens e adolescentes, com o escritor Lucas Walker. Natural de Ponta Grossa, Lucas é autor de ‘Ame, se não der Sonhe’, ‘Uni Versos Pessoais’ e ‘Quando dizem que o amor morreu’. A participação é gratuita e aberta a qualquer interessado. Grupos de escolas e instituições podem fazer agendamento prévio pelo telefone 3220-1000 – ramal 2085.

Já às 19h será a vez do clube voltado a adultos. A primeira edição contará com a presença do escritor, professor universitário e crítico literário Miguel Sanches Neto. Autor de 17 livros, entre eles 'Um amor anarquista', 'A Segunda Pátria', 'A Bíblia do Che' e 'A Bicicleta de Carga e outros contos', Miguel já ganhou o Prêmio Nacional Luis Delfino, Prêmio Cruz e Sousa e Prêmio Binacional de Artes Brasil-Argentina, além de ter sido indicado ao Prêmio Portugal Telecom.

Seus livros 'Chove sobre minha infância' e ‘Um amor anarquista’ já foram traduzidos para o espanhol (Espanha e Argentina) e ‘A máquina de madeira’ para o francês. Em 2006, foi um dos convidados da Festa Literária de Paraty (Flip). Miguel tem sido alvo de grandes elogios da imprensa especializada, como “o melhor autor de sua geração” (Revista Veja), “um dos grandes escritores de nossa época” (O Globo) e “um autor reconhecido como um dos melhores escritores brasileiros da atualidade” (Revista Época).

Os dois encontros dos Clubes de Leitura serão na biblioteca, abertos ao público e gratuitos. “Junto com o Comitê Jovem In-Pulsação, do programa nacional Conecta Biblioteca, decidimos por formar o Clube de Leitura da Biblioteca. A ideia surgiu com as demandas das pesquisas com a comunidade, em que oficinas e espaços para leitura foram muito cobrados. O clube possibilitará o contato com escritores da cidade e uma conversa sobre suas obras. O texto será lido na hora, o que permite que qualquer pessoa participe, mesmo que não possua o livro em casa. Acreditamos na importância da leitura para o desenvolvimento crítico e pessoal, e com o clube abrimos espaço para incentivar esse processo”, afirma Elisângela Schmidt, coordenadora do comitê jovem In-Pulsação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.