em

Biometria facial começa a ser implantada no transporte público de Ponta Grossa

O Conselho Municipal de Transporte de Ponta Grossa (CMT) se reuniu com o Prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel e com o Secretário de Planejamento, Celso Santana, para decidir pautas relacionadas ao transporte público de Ponta Grossa. A mais urgente será implantada já no dia 1 de maio, é o da biometria facial, um novo procedimento que deve dar mais segurança a quem tem direito a isenção da tarifa como idosos, portadores de necessidades especiais, entre outro. “Em um primeiro momento, apenas 17 veículos utilizarão esse mecanismo, mas toda frota de transporte será contemplada com a biometria facial até o final deste ano”, afirma Helmiro Bobeck, Presidente do CMT

Outra pauta debatida em reunião diz respeito a tarifa diferenciada. A princípio, a ideia era de um valor diferenciado para quem compasse a passagem no cartão e outro para quem efetivasse o pagamento com dinheiro. A Autarquia Municipal de Trânsito e o CMT decidiram iniciar um estudo para que seja levado em conta a diferenciação de preços da passagem também para quem realizar a compra semanalmente, e outro valor para quem for executar a compra de passagem mensalmente. “É preciso um estudo amplo de como isso também vai influenciar a população e se vai implicar na remodelação e na readequação das linhas e também nos terminais de ônibus”, explica Bobeck.

O valor da tarifa também foi discutido entre o grupo foi o valor da tarifa do transporte público municipal, que em um primeiro momento não é cogitado por um pedido tanto da prefeitura quanto da CMT. O assunto foi levado em consideração porque segundo a Viação Campos Gerais (VCG) defasagem do valor em investimentos que precisam ser reestruturados. “A empresa pede um reajuste para melhoria dos veículos entre outros pontos da administração”, diz Bobek.

 

Sintropas marca assembleia para motoristas

Está marcado para próxima quinta (26) e sexta-feira (27), uma assembleia de negociação coletiva entre o sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivos em veículos Rodoviários de Passageiros Urbanos, Municipais, Metropolitanos, Intermunicipais, Interestaduais e de Fretamento de Ponta Grossa e região (Sintropas) e a categoria, para discutir a Data base de 1 de maio, melhores condições de trabalho, e melhoria nos salários.

A reunião também deve discutir a negociação entre empresas e funcionários, e autorização de greve caso as reivindicações feitas durante a sessão não forem concedidas.

Participarão do encontro, além do Sintropas, apenas trabalhadores de empresas particulares, não tendo nenhuma ligação com funcionários da Viação Campos Gerais (VCG).

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.