em

Bola rolou oficialmente em Ponta Grossa numa história com controvérsias

Muitas controvérsias sobre a primeira partida oficial de futebol no Paraná, em Ponta Grossa, são sustentadas por décadas. A questão principal fica por conta do local da partida. Alguns registros dão conta de que o duelo que iniciou a paixão pelo futebol no Paraná aconteceu no Jockey Club de Ponta Grossa, em Uvaranas, como na versão do livro “Futebol Ponta-Grossense: Recortes da História”, de Cação Ribeiro. Porém, no livro escrito por Ângelo Defino, com o título “A Primeira Partida de Futebol do Estado do Paraná”, o jogo foi disputado no campo do Foot-Ball Club Ponta-grossense, no centro da cidade, próximo onde está o Cemitério Municipal São José.

Conforme o médico e pesquisador Ângelo Defino, de 43 anos, a primeira partida de futebol realizada oficialmente no Paraná ocorreu no dia 24 de outubro de 1909, em Ponta Grossa. De acordo com ele, os registros históricos contam que na tarde daquele domingo distante, o Foot-Ball Clube Ponta-grossense enfrentou o Clube Teuto-Brasileiro de Curitiba. A equipe ponta-grossense venceu a partida por 1 a 0, gol de Charles Wright, aos 17 minutos do primeiro tempo.

“O local foi preparado dentro dos terrenos onde havia a linha de tiro do Tiro Ponta-grossense. No chamado Alto do Cemitério Municipal de Ponta Grossa, com arquibancadas que podiam acomodar entre 200 a 300 pessoas. Uma das provas que sustentam o verdadeiro local do jogo, é que no mesmo dia, houve corridas de cavalo no Jockey. O entusiasmo ponta-grossense pelo futebol foi devido aos ingleses da América South Brazilian Engineering Company, empresa responsável pela construção das estradas de ferro entre Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul”, contou Ângelo Defino.

Outras versões dão conta de que a data deste primeiro jogo foi no dia 23 de outubro. “Grande engano, pois tanto a viagem dos jogadores curitibanos para Ponta Grossa como o jogo, foram no domingo, como provam os jornais da época. Outra informação equivocada é sobre o nome do time ponta-grossense naquele dia. Na verdade, entrou em campo o Foot-Ball Club Ponta-grossense, ao invés do Tiro de Guerra, como frequentemente é citado. Vale lembrar que desta partida, logo depois foram fundados o Coritiba Foot Ball Clube e o Operário Ferroviário Esporte Clube. Além disso, em razão desta partida, Ponta Grossa é a madrinha do futebol paranaense”, completou.

Pesquisa

As fontes pesquisadas pelo Dr. Ângelo Defino foram os jornais da época: A República, de Curitiba (edição de terça-feira, 26 de outubro de 1909); Diário da Tarde, de Curitiba (edições de sábado , 23 de outubro de 1909, de segunda-feira, 25 de outubro de 1909 e de terça-feira, 26 de outubro de 1909; O Progresso, de Ponta Grossa (edição de terça-feira, 26 de outubro de 1909) e Diário do Paraná, de Ponta Grossa (edição de terça-feira, 26 de outubro de 1909). (Foto: Fabio Matavelli DC)

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.