em

Bolsonaro lidera corrida eleitoral, aponta pesquisa 

Em maio a uma crise política – marcada pela saída de diversos ministros e denúncias contra o governo – e à pandemia do novo coronavírus, Jair Bolsonaro (sem partido) lidera corrida para eleições presidenciais em 2022, em três diferentes cenários apresentados pelo Instituto Paraná Pesquisas. No entanto, maioria dos entrevistados reprova a administração de Bolsonaro. Pesquisa mostra ainda que entre os nomes apontados, o ex-ministro de Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, é o que tem o menor índice de rejeição.

No primeiro cenário apresentado, Bolsonaro aparece em primeiro lugar, com 27% da preferência dos entrevistados, seguido por Sérgio Moro (18,1%) e Fernando Haddad (14,1%). O cenário inclui ainda nomes como Ciro Gomes (PDT) – 10,3%, apresentador Luciano Huck (6%), João Amoêdo (Novo) ( 4%), João Dória  (PSDB) – 3,7%, Guilherme Boulos (PSOL) – 1,2%, Wilson Witzel (PSC) – 1%. 5,4% dos entrevistados não sabem em quem votar e 9,2% afirma não votar em nenhum dos candidatos apresentados.

 No segundo cenário, em que Fernando Haddad é substituído por Lula como candidato, Bolsonaro aparece com folga menor na intenção de votos – 26,3% – seguido por Lula, com 23,1% e Sérgio Moro, com 17,5%. O cenário traz ainda Ciro Gomes (8,1%), João Amoêdo (4%), João Dória (3,8%), Marina Silva (2,3%), Wilson Wiltzel (1,2%) e Guilherme Boulos (0,7%).

No terceiro cenário apresentado, sem a participação de Sérgio Moro e Lula – com o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta,  Jair Bolsonaro é o preferido de 29,1% dos entrevistados, seguido por Haddad (15,4%) e Ciro Gomes (11,1%). Na sequência aparece Luciano Huck (8,1%), Mandetta (6,8%), João Amoêdo (4,5%), João Dória (4,4%), Flávio Dino (1,4%) e Wilson Witzel (1,1%).

Rejeição

A pesquisa também apurou o potencial eleitoral de Jair Bolsonaro, Sérgio Moro, Ciro Gomes, Fernando Haddad, Luciano Huck e João Dória. Neste quesito Sérgio Moro é o que tem o menor índice de rejeição: 35,1% dos entrevistados afirma que não votaria nele de jeito nenhum para presidente. Em seguida aparece Jair Bolsonaro (48,6%) e Ciro Gomes (54,9%).

Por outro lado, 20,6% dos entrevistados afirmam que, com certeza votaria em Jair Bolsonaro para presidente. Em seguida vem Sérgio Moro (12,4%) e Ciro Gomes (3,7%).

Reprodução/Paraná Pesquisas

Administração federal

Se de um lado, Bolsonaro lidera a intenção de voto para a próxima eleição presidencial, por outro, sua administração apresentou avaliação negativa. Segundo levantamento do Paraná Pesquisas, 51,7% dos entrevistados desaprovam a administração de Bolsonaro, enquanto 44% aprovam; 4,3% não sabem ou não opinaram.   

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de abril, via telefone com 2.006 eleitores  de 182 municípios de 26 estados e Distrito Federal. A pesquisa tem grau de confiança de 95%, para margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais.

Reprodução/Paraná Pesquisas

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.