em

Bolsonaro  lidera em todas estratificações, com exceção do Nordeste

A pouco mais de uma semana do segundo turno da eleição que escolherá o próximo presidente do Brasil, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 60,9% dos votos válidos, enquanto o candidato Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, aparece com 39,1% das intenções de votos. Os votos válidos são obtidos quando se excluem do cálculo os votos nulos e brancos, de forma semelhante ao método utilizado pela justiça eleitoral para definir o resultado das eleições. O levantamento é do Instituto Paraná Pesquisa, contratado pela Empiricus Research Publicações e divulgado na quarta-feira (17). 
Segundo o presidente do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo Lopes Oliveira, a pesquisa é uma fotografia do momento. "E a fotografia deste momento seria a vitória do Bolsonaro com uma boa folga", destaca. Outra característica apontada na pesquisa e que é destacada por Hidalgo, é que Bolsonaro vence em todas as estratificações consideradas no estudo, com exceção das regiões – em que ele vence no nordeste. "Ele vence se levarmos em conta a intenção de voto por sexo, por faixa etária, por PEA [população economicamente ativa] e não PEA. Ele vence em todos os estratos, só perdendo na região do nordeste", explica. 

Estratificações 
O candidato do PSL lidera em quase todas as estratificações mostradas na pesquisa, à exceção do eleitorado nordestino. Na divisão dos eleitores por gênero, Bolsonaro superou Haddad na preferência do eleitorado masculino e também entre as mulheres, onde sua rejeição era maior. Entre as mulheres, Bolsonaro tem 47,4% das intenções de voto, enquanto Haddad soma 36,1%. Entre os homens, 59,2% afirmam votar em Bolsonaro, contra 31,6% que escolherão o candidato petista. 
Bolsonaro também tem a preferência de votos em eleitores de todas as faixas etárias apresentadas na pesquisa. A maior é entre os eleitores com 60 anos ou mais, em que a 58,8% dos eleitores votarão em Bolsonaro, enquanto que 28,2% afirmam que escolherão Haddad. Bolsonaro também lidera em todos os níveis de escolaridade e entre a PEA e não PEA. 
Já na divisão por região, o maior eleitorado de Bolsonaro está no sul do país, onde ele detém 63% das intenções de voto, contra 24,8% de Haddad. Já entre os eleitores nordestinos, Haddad tem 50,9% dos votos, contra 34,8% dos eleitores que preferem Bolsonaro. 

Votos totais
A pesquisa apurou ainda os votos totais, quando são levados em conta os eleitores que não responderam à pesquisa ou que afirmam não escolher nenhum dos candidatos. Neste quesito, Bolsonaro aparece com 52,9% das intenções de voto, enquanto Fernando Haddad aparece com 33,9%. Os entrevistados que afirmam não votar em nenhum dos dois somam 9,4% dos eleitores e 3,8% ainda estão indecisos. 

Haddad tem maior rejeição
Aliado à maior intenção de voto, outro ponto favorável do candidato Jair Bolsonaro, segundo Hidalgo, é rejeição menor em comparação a seu adversário. Enquanto que 55,2% dos eleitores afirmam que não votariam em Haddad de maneira nenhuma, a rejeição de Bolsonaro corresponde a 38% dos eleitores. 

Expectativa de vitória 
Outro detalhe da pesquisa que merece atenção é em relação à expectativa de vitória que, segundo o presidente do Paraná Pesquisas é o sentimento que as pessoas têm na rua em relação a quem será o próximo presidente. Neste quesito, 71% dos entrevistados – independente da intenção de votar ou não em um candidato – apontam que Jair Bolsonaro será eleito presidente do Brasil; 20,1% dos entrevistados acreditam que Haddad será eleito; 8% não sabem e 1% não opinou. 
A pesquisa foi feita com 2.080 eleitores de todas as regiões entre os dias 14 e 17 de outubro. O levantamento tem margem de confiança de 95% e apresenta margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04446/2018.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.