em

Bombeiros orientam sobre cuidados em rios e balneários

Com o aumento das temperaturas verificado a partir da chegada da primavera, no último sábado (22), os bombeiros que atuam na região dos Campos Gerais estão em alerta máximo para o risco de afogamentos. Isso porque o calor é um atrativo a mais para que as pessoas frequentes os rios e balneários.

O capitão do 2º Grupamento de Bombeiros, André Lopes, explica que Ponta Grossa e entorno possui vários locais de banho e também pontos onde o rio acaba sendo um convite para uma presença maior da população. A Represa do Alagados, o rio Tibagi, a cachoeira do São Jorge e o Capão da Onça são exemplos de localidades que merecem especial atenção por parte dos visitantes, já que oferecem riscos à segurança.

“As medidas de segurança variam de um lugar para o outro. Por exemplo, no Capão da Onça é muito fácil se enganar com a profundidade”, explica o capitão. Confira algumas dicas importantes, para garantir que uma tarde de sol não seja motivo para atendimentos do Siate.

 

Dicas que podem evitar acidentes

– Se não souber nadar, evite entrar na água. Se entrar, verifique cuidadosamente a profundis rasas.idade do local. Água acima do umbigo é sinal de perigo.

– Não pratique mergulho em locais que não são totalmente conhecidos. Isso é causa frequente de perda de consciência, politraumatismo, paraplegia ou tetraplegia.

– Não combine bebida alcoólica com banho em rios e lagos. O melhor nadador se torna o menos hábil sob efeito de álcool.

– Durante pescarias, cuidado com barrancos ou margens instáveis e escorregadias. Se estiver em barco, não deixe de usar colete salva-vidas

– No caso das crianças, é sempre necessária a supervisão de adultos, e sempre na áreas mais rasas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.