Bombeiros realizam treinamento em rios da região

Cerca de 30 bombeiros participam nesta semana de um treinamento referente a busca e salvamento em águas rápidas, que abrange rios e cachoeiras e corredeiras da região dos Campos Gerais. O objetivo é aperfeiçoar as técnicas de salvamento nestes locais, além de capacitar os profissionais no salvamento aquático.
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, André Lopes, oficial de comunicação social do 2° GB, o treinamento foi dividido em duas etapas com aulas teóricas e práticas. "Os profissionais realizaram treinamentos no rio Tibagi com embarcações e para esta sexta-feira está agendado o treinamento na represa do Alagados", explica.
O treinamento também vai de encontro com a Operação Verão no Paraná que começará nos próximos dias. "Infelizmente nesta época do ano ocorrem muitos acidentes desta natureza e por isso este treinamento visa prepará-los para atuar em casos de afogamentos", aponta Lopes.
Prevenção
Para quem for nadar em rios, o Corpo de Bombeiros orienta a não ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água, não executar saltos em águas desconhecidas, usar colete se estiver em embarcação, e manter uma profundidade segura — na linha do abdômen. Ainda, manter a atenção com as crianças e não tentar entrar na água para salvar, mas jogar um material flutuante e fazer contato com o corpo de bombeiros.