Cidades

Bonifácio Vilela e Sete de Setembro passam por testes

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), deve iniciar, nos próximos dias, os testes relacionados à alteração de sentido de tráfego na avenida Bonifácio Vilela e na rua Sete de Setembro. A medida tem como objetivo verificar a viabilidade da implantação de um novo binário na região.

De acordo com o departamento de trânsito da AMTT (Deptran), os testes devem começar já na próxima segunda feira (29), estendendo-se por cerca de 10 dias. Nesse período, a avenida Bonifácio Vilela fluirá no sentido Centro, enquanto a rua Sete de Setembro terá fluxo no sentido bairro, ambas no trecho compreendido entre as ruas Doutor Colares e Penteado de Almeida.

Durante os testes, haverá a inversão de alguns semáforos e a presença agentes de trânsito para orientarem os motoristas. Segundo o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, a expectativa é de que os testes forneçam os dados necessários para a verificação da viabilidade da mudança e do que seu impacto no trânsito, assim como no transporte da cidade.

Avenida Bonifácio Vilela fluirá no sentido Centro, enquanto a Sete de Setembro terá fluxo no sentido bairro. (Foto: Prefeitura de Ponta Grossa)

“A AMTT busca constantemente encontrar soluções para a melhorar não só o trânsito, mas também o transporte coletivo no município, e a criação desse novo binário pode impactar de forma muito positiva nesse processo. Isso porque, uma vez que a Bonifácio Vilela passe a fluir no sentido Centro, ela deve ganhar ainda mais importância no escoamento dos veículos que acessam a região central, além de otimizar o transporte coletivo, trazendo mais agilidade e diminuindo a quilometragem dos ônibus que utilizam esse trajeto”, destaca Pellissari.

Transporte 

Além das ações que envolvem a realização dos testes e orientação dos motoristas que utilizam a avenida Bonifácio Vilela e a rua Sete de Setembro, a AMTT também deverá implantar algumas alterações nas linhas do transporte coletivo que passam pela região. A princípio, os ônibus subirão pela rua Comendador Miró, passando pela na rua Coronel Bittencourt para, na sequência, retomarem seus itinerários normais. As demais alterações e as linhas afetadas serão divulgadas na sequência pela AMTT.