em

Bonito: um destino com rios cristalinos, grutas e cachoeiras 

Bonito é um município localizado no Mato Grosso do Sul, na Região Centro-Oeste, na Serra da Bodoquena, com fácil acesso ao Pantanal. Com muitos rios de águas cristalinas, é considerado o melhor destino para mergulho ?uvial no Brasil e referência no mundo todo quando o assunto é turismo sustentável. Confira as dicas:

 

PASSEIOS RECOMENDADOS:

Nascente Azul

A nascente do Rio Bonito, apelidada de Nascente Azul, é o cenário da agradável ?utuação com snorkel, que dura meia hora e permite observar peixes e plantas aquáticas. O trajeto de 29 km entre o hotel e a nascente é percorrido em cerca de 40 minutos. Enquanto espera a saída do seu grupo para fazer a ?utuação, o turista aproveita o Lago da Capela, onde pode mergulhar, tomar banho de cascata e usufruir da prainha, com serviço de bar e restaurante. É preciso levar traje de banho, toalha e troca de roupa. Inclui: transporte de ida e volta ao hotel, equipamentos para ?utuação (snorkel, máscara e roupa de neoprene) e guia acompanhante. Duração: 4h30.

Flutuação no Rio da Prata

É incrível a diversidade de peixes e plantas admirados durante a ?utuação na nascente do Rio Olho d’Água, que desemboca no Rio da Prata e ?ca em Jardim, a 54 km de Bonito, ou uma hora de carro. O turista tem a sensação de estar dentro de um aquário. Para chegar à nascente, o visitante faz uma agradável caminhada de cinco minutos por uma trilha de mata ciliar. É preciso levar traje de banho, toalha e troca de roupa. A atividade não é permitida para menores de oito anos. Inclui: transporte de ida e volta ao hotel, equipamentos para flutuação (snorkel, máscara e roupa de neoprene) e guia acompanhante. Duração: dia inteiro.

 

Gruta do Lago Azul

O visitante admira o famoso Lago Azul da gruta, com coloração provocada pela incidência dos raios solares. Por isso, a tonalidade do azul depende do horário do passeio (quanto mais cedo melhor) e da época do ano (a cor é mais intensa de dezembro a março). É proibido nadar no lago, para preservar suas condições. Para chegar lá, o turista caminha por 300 metros e desce 294 degraus. A gruta ?ca a 20 km de Bonito, ou 30 minutos de carro. O passeio deve ser feito de tênis ou papete e não é permitido para crianças com menos de cinco anos, gestantes e pessoas com di?culdade de locomoção. Duração: 5 horas.

Grutas de São Miguel 

Visita às Grutas de São Miguel, com curiosas formações rochosas, como estalactites, estalagmites e coraloides. Apesar de o complexo ser composto por duas grutas interligadas, apenas uma delas é explorada. Antes da visita, o cliente pode admirar as araras que costumam visitar o jardim da propriedade, que ?ca a 18 km do Centro, percorridos em uma hora de carro. O passeio deve ser feito de tênis ou papete e não é permitido para crianças com menos de cinco anos. Duração: 5 horas.

Passeio de bote pelo Rio Formoso

O passeio de bote de borracha passa por três corredeiras e uma cachoeira. No trajeto de 6 km, percorridos em 1h30, o cliente admira a exuberante vegetação às margens do rio e, com sorte, avista animais como macacos, aves e sucuris. O passeio ocorre no Eco Park Porto da Ilha, a 10 km do Centro, percorridos em meia hora de carro. Antes ou depois da atividade, o visitante pode aproveitar a piscina natural à beira de uma cachoeira, o bar, o restaurante e a loja. É preciso levar traje de banho, toalha e troca de roupa. Passeio não permitido para gestantes nem menores de cinco anos. Duração: 6 horas.

 

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Aquário Natural

Localizado na nascente do Rio Baía Bonita, a 9 km de Bonito, impressiona com sua água límpida, na qual é possível ?utuar ao lado de várias espécies de peixes ornamentais e de uma bela vegetação aquática. A ?utuação é realizada em um percurso de 900 metros, com barco de apoio. Como o itinerário é curto e o turista tem uma orientação antes da atividade, é um bom local para a sua primeira ?utuação. A região também tem piscinas naturais, cachoeiras e carretilha (espécie de tirolesa). Nesse passeio, é preciso levar traje de banho, toalha e troca de roupa.

Balneário Municipal

As águas cristalinas do Balneário Municipal, a 7 km do centro de Bonito, permitem uma visão nítida de peixes de cores e tamanhos variados. O local tem ótima infraestrutura, com sanitários, duas quadras de vôlei de areia, lanchonetes e sorveterias, além de área para camping e churrasqueiras.

Aquário de Bonito

O visitante conhece as características dos peixes observados durante as ?utuações neste aquário, com mais de 60 tipos de peixes distribuídos em 32 tanques. Às terças, quintas e sábados, é curioso observar a alimentação dos peixes.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.