em

Braslar completa 20 anos e concentra produção em Ponta Grossa

A Braslar, indústria especializada na fabricação de fogões, completa 20 anos no mês de setembro com produção concentrada no distrito industrial de Ponta Grossa. Criada no ano 2000 em São José dos Pinhais, a empresa iniciou com a ideia de dar maior fluxo ao comércio de chapas de aço do depósito do fundador através de fogões a gás.

Iniciando com a produção diária de trinta unidades, que demandava doze colaboradores atuando multisetorialmente na linha de produção, a partir de 2004 a Braslar passou a produzir também fogões à lenha, após o empresário Orceli Alves Martins, hoje proprietário da empresa, integrar a sociedade executiva.

Em 2012 os fogoões cooktop também começaram a ser fabricados pela indústria, que no mesmo ano, identificando a elevação nos custos de aluguel na região metropolitana de Curitiba, mudou sua sede para os Campos Gerais. “A direção da Braslar recebeu a oferta do Município de Ponta Grossa de um terreno de 28 mil metros quadrados, nas margens da Rodovia do Café. Um desafio aceito e que mobilizou muitos esforços financeiros para a construção do barracão industrial de 6.480 metros quadrados, onde a empresa permanece em atuação lançando novos produtos como a Linha Top Glass de fogões”, destaca a empresa.

Com uma produção atual de 800 fogões por dia, a fábrica gera 160 empregos diretos. “Temos parceria com o governo, através da qual damos a oportunidade de inclusão social de 24 presidiários que cumprem sua jornada de trabalho e logo depois retornam ao presídio. Também temos estrangeiros, como haitianos e venezuelanos, que totalizam onze colaboradores”, conta a direção da Braslar.

Foto: José Aldinan/DC

Países como Uruguai, Paraguai, Bolívia, Panamá, África do Sul e Angola integram a lista de parceiros comerciais da fabricante de fogoões, que trabalha com linhas de quatro, cinco e seis bocas, cooktops e fogões à lenha. Segundo dados informados pela indústria, desde 2015 o seu faturamento cresceu em mais de 200%.

“A Braslar é uma empresa com um histórico de desafios imensos, mas que mostra que o emprego de novas ferramentas de gestão, a fé e a perseverança podem fazer diferença e proporcionar grandes transformações”, destaca o diretor Orceli Martins.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.