em

Búzios: cidade-resort que atrai turistas do mundo inteiro

O balneário mais badalado do litoral ?uminense é tão bonito que atrai turistas do mundo inteiro. Carinhosamente chamado de ‘Saint-Tropez brasileira’, em uma referência ao elegante balneário da Riviera Francesa, também é considerado uma cidade-resort, por ter todos os privilégios de um resort, como diversão, ótima gastronomia e conveniência. O?cialmente chamado Armação de Búzios, ?ca a apenas 165 km do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos, e tem uma população de quase 30 mil habitantes.

Ninguém resiste às suas 23 praias deslumbrantes nem ao burburinho da Rua das Pedras, com restaurantes, bares e lojas com charmosos produtos de artesanato, artigos de praia e roupas da moda. A temperatura média anual de 25 °C sempre atrai visitantes à cidade, que ?ca lotada no verão, quando os termômetros registram mais de 30 °C. Além dos turistas que se acomodam nos ótimos hotéis, Búzios também recebe muitos passageiros de navios, pois faz parte de várias rotas dos cruzeiros pela costa brasileira na alta temporada.

Difícil imaginar que o efervescente balneário foi por muito tempo um desconhecido vilarejo de pescadores. A cidade apenas ganhou fama internacional com a visita da atriz francesa Brigitte Bardot em 1964. Por isso você encontra o nome da celebridade em pousadas, restaurantes, lojas e até na principal orla da cidade, que tem uma estátua da estrela.

 

Combine sua viagem

Búzios combina com o Rio de Janeiro: a Cidade Maravilhosa conta com atrações imperdíveis como o Corcovado e o Pão de Açúcar, além de várias opções de restaurantes, bares, baladas e espetáculos teatrais. Também suas praias são famosas no mundo inteiro, como Copacabana, Ipanema e Leblon. Para chegar a Búzios, o aeroporto mais próximo é o do Rio de Janeiro, que está localizado a 167 km de distância. Para conjugar Búzios e Rio de Janeiro na mesma viagem, você pode comprar um pacote com os dois destinos.

Búzios combina com Cabo Frio e Arraial do Cabo: cidades que têm praias de areia ?na e branca. Cabo Frio e Arraial do Cabo estão localizadas, respectivamente, a 25 km e 35 km de Búzios, e você pode fazer o percurso entre as cidades com um carro alugado. Para conjugar Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo na mesma viagem, você pode comprar um pacote com os três destinos.

Arraial do Cabo & Cabo Frio: a 35 km de Búzios

Arraial do Cabo tem praias de areias brancas e águas cristalinas. Na chegada, você faz um passeio de escuna com parada para banho nas prainhas do Pontal do Atalaia, separadas por rochas entre si. O passeio também passa pela Gruta Azul e a Fenda de Nossa Senhora. Após o almoço em um restaurante de Cabo Frio, você faz um passeio panorâmico pela cidade, passando pelo Forte São Mateus, de pedra, e o bairro da Passagem, com casas do século 19. A última parada do passeio é na Rua dos Biquínis, com tempo livre para compras. Inclui: transporte desde o hotel, guia acompanhante e almoço (sem bebidas nem sobremesa). Duração: 8 horas.

Arraial do Cabo

 

PASSEIOS RECOMENDADOS

Passeio panorâmico

Búzios Trolley Você explora a península de Búzios Trolley, um veículo aberto dos lados, que lhe permite admirar as melhores paisagens da cidade e tem capacidade para 37 pessoas. O passeio começa na estação de embarque do trole, localizada em um dos pontos mais nobres do Centro, na Orla Bardot. Ao longo do percurso, você passa por 12 praias e dois mirantes, admira paisagens deslumbrantes, sente o cheiro do mar e respira ar puro. Você pode usufruir das saídas regulares do trole ou também contratar um passeio personalizado para seu grupo de amigos ou familiares. Saídas todos os dias da semana. Inclui: transporte desde o hotel e guia acompanhante. Duração: 2h30.

Escuna – Tour pelo mar

Esse passeio de escuna faz paradas na Praia de João Fernandes, na Ilha Feia e na Praia da Tartaruguinha. Também passa pelas ilhas do Caboclo e Branca, a Orla Bardot e as praias da Armação, dos Ossos, Azeda, Azedinha, de João Fernandinho, da Tartaruga, das Virgens, dos Amores e do Canto. Duração: 2h30.

Super Búzios

Esse passeio é a forma mais completa de conhecer toda a península. Primeiro você faz um passeio de escuna pelo lado norte. Depois desembarca no centro e almoça na Rua das Pedras. Após um tempo livre para relaxar, você faz um passeio a bordo do Búzios Trolley, passando por 12 praias e dois mirantes. Duração: 8 horas.

 

PRINCIPAIS PRAIAS:

Praia de João Fernandes

Praia da Armação – No Centro, tem pequenos barcos. A chegada dos pescadores com seus peixes atrai atobás e gaivotas.

Praias da Azeda e Azedinha – Área de proteção ecológica, a Praia da Azeda tem pescadores jogando suas redes. Do lado direito, ao ?nal de uma trilha, a Azedinha tem água límpida.

Praia dos Amores – Para chegar à silenciosa praia, você atravessa pedras, nada ou pega um barco. Cercada por densa vegetação, é uma área de preservação ambiental.

Praia Brava – O canto esquerdo é privilegiado para a pesca de linha e tem mar perfeito para surfe. À direita, a água é mansa.

Praia do Canto – A tranquila praia tem águas calmas. Tem restaurantes com janelões e galerias comerciais com deques.

Praia da Ferradura – Essa praia com formato de ferradura tem águas perfeitas para nadar e praticar esportes náuticos. Residências e pousadas ocupam a sua extensão.

Praia da Ferradurinha – Do lado direito, há uma formação rochosa de pedras folheadas. O Saco da Ferradurinha é uma piscina natural. Do outro lado, a diminuta Praia dos Amores pode ser alcançada com caiaque alugado na areia.

Praia da Foca Selvagem – É acessível por uma trilha, apresenta restinga, formação rochosa peculiar e águas ótimas para banho.

Praia do Forno – Tem grutas, piscinas naturais e areia avermelhada. Muito procurada para pesca artesanal e mergulho.

Praia de Geribá – Margeada por moradias, restaurantes e pousadas, é preferência de todas as tribos, incluindo esportistas.

Praia da Gorda – Santuário ecológico, tem mangue de pedra e restinga com inúmeras espécies de bromélias, cactos e orquídeas.

Praia de João Fernandes – Em forma de semicírculo, tem águas profundas e tranquilas. A região concentra bares, restaurantes e hotéis.

Praia de João Fernandinho – A pequena praia tem águas tranquilas, perfeitas para crianças e idosos.

Praia de Tucuns – A extensa praia tem mar bravo, muito procurado pelos sur?stas.

Praia da Lagoinha – Suas rochas formam uma espécie de an?teatro ao redor de pequenas piscinas naturais. Os cactos de cabeça branca ocorrem apenas nessa região.

Praia de Manguinhos – Procurada para esportes náuticos, como iatismo e windsurfe, abriga o Cais dos Pescadores, centro gastronômico ao lado de um clube de velas.

Praia Olho de Boi – A praia predileta dos naturistas é deslumbrante, com águas azuis. É muito procurada para pesca e mergulho.

Praia Rasa – Dividida pelo Canal da Marina, com muitos barcos, tem um trecho perfeito para esportes náuticos, por causa do vento, e outro com mar tranquilo.

Praia da Tartaruga – Suas águas são calmas, mornas e azuis. A bela formação de corais atrai muitos mergulhadores.

Praia das Virgens – A praia tem esse nome por causa do difícil acesso, que a mantém intacta. Nela só se chega caminhando 300 m da Praia da Tartaruga, ou de barco.

Praia de José Gonçalves – Contornada por pedras, costões, morros e mata nativa, tem areias ?nas e ondas que atraem os sur?stas. Pequena e selvagem, ?ca dentro da Reserva Ecológica das Emerências.

Praia dos Ossos – Pontuada por barcos de pesca e casas de pescadores, tem barcos-táxis e árvores frondosas ao longo da orla.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.