em

Cabelos enrolados, cacheados e crespos: entre nesta onda

As mulheres do século XXI já entenderam que, em se tratando de beleza, o que vale é ficar à vontade e manter um perfil condizente com a sua personalidade. Os cabelos enrolados, cacheados e crespos estão em alta e fazem a cabeça da mulherada que pretende manter suas madeixas ao natural. “A imposição de um padrão de beleza não é mais visto como regra. As mulheres procuram um visual que se encaixe no seu tipo de rosto e estilo de vida. A busca de cabelos ondulados, cacheados ou crespos aumentou consideravelmente, pois as mulheres querem expressar sua identidade, atitude e origem”, explica Fernando Paolo, especialista em cabelos cacheados, ondulados e crespos, hairstylist, visagista e sócio-proprietário do Studio Fernando Fernandes, em São Paulo.

 

Manutenção diária

Truques simples do dia a dia permitem que os cabelos fiquem saudáveis e bonitos por mais tempo. Paolo aconselha que os ondulados e cacheados sejam lavados com xampu específico, para não ressecarem, e de preferência três vezes por semana. Se houver a necessidade de secar, ele indica a aplicação de um leave-in que protege o cabelo do calor e proporciona maciez e movimento. O hairstylist ainda observa que a escova com formato redondo deve ser evitada, pois cria atrito e danifica os fios. Os cabelos frisados e crespos também precisam de produtos próprios para a limpeza da raiz às pontas, mas a higienização deve ser realizada de forma sutil e com umectação na medida. Fórmulas com óleo de argan e vitamina E são indicadas de uma a três vezes por semana. A secagem esporádica do cabelo crespo pode contar com o difusor, e os cabelos frisados devem ser modelados ao natural, somente com um creme sem enxágue. Não é necessário pentear.

 

Peças fundamentais

Os acessórios ditam a personalidade feminina e deixam as mulheres muito mais glamurosas. Aproveitando a tropicalidade brasileira, a dica para cabelos crespos e cacheados são as faixas coloridas e os turbantes, que proporcionam uma variedade de amarrações e um cabelo diferente para cada momento. E, mesmo na estação mais fria, eles não saem de moda e ajudam a compor qualquer visual, seja no trabalho, nos momentos em família ou na balada. As presilhas, tiaras e grampos decorados também são bem-vindos aos looks. Mais discretos, esses acessórios podem ser combinados com todos os estilos e tons de roupa. E a boa notícia é que ficar bonita não demora quase nada e não tem um alto custo.

Divulgação
Assuma seus cachos e aprenda a potencializar a beleza deste tipo de cabelo

 

QUAL É O SEU TIPO?

Ondulado: possui leve ondulação em sua haste capilar, com espaçamento ao longo do comprimento;

• Cacheado: apresenta cachos em espiral com espaços intermediários entre suas curvaturas.

• Crespo: não tem definição de ondulação ou cachos. Trata-se de um fio com menor número de cutículas e mais frágil.

• Frisado: nesse caso, os cachos também não aparecem. No entanto, há uma marcação nos fi os que resulta em pequenas curvaturas.

 

DE VOLTA ÀS RAÍZES

Paolo, que já trabalhou com os cabelos de muitas famosas, como, por exemplo, a atriz Taís Araújo, contou à redação de Plena como deixar a química de lado, assumir os fios naturais e fazer as pazes com a autoestima.

• Dica 1. Corte o cabelo a cada três meses para eliminar a química aos poucos. É preciso exercitar a paciência até que todo o comprimento danificado seja eliminado.

Algumas pessoas optam pelo “Big Chop”, termo inglês que quer dizer “Corte Grande”. Essa escolha é difícil, e não é para qualquer uma, pois não são todas que estão dispostas a fazer um corte tão radical. No entanto, o resultado esperado é alcançado com muito mais rapidez.

• Dica 2. Deixe de lado secadores e chapinhas, pois, no decorrer do tempo, o uso contínuo e o calor excessivo podem danificar e desestruturar a forma original dos cabelos tanto quanto os produtos químicos.

• Dica 3. Mantenha as madeixas nutridas e hidratadas sempre. Esse processo pode ser realizado em casa, mas não deixe de visitar um especialista pelo menos uma vez por mês. Essa consultoria é essencial para a manutenção do tratamento e saúde dos fios.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.