em

Calor e seca alertam para consumo consciente de água

As chuvas dos últimos dias não ajudaram a aumentar o nível da água na represa do Alagados, em Ponta Grossa. Há cerca de 70 dias, a água tem atingido a marca de cerca de sete metros, enquanto o ideal seria de 10 metros. Mas, segundo a Companhia Paranaense de Abastecimento (Sanepar), apesar do nível se manter estável, em alguns meses, é preciso que as pessoas façam uso consciente da água.

"O período de estiagem e calor provoca o aumento do consumo de água em cerca de 30%. Por isso, é sempre importante reforçar o uso consciente da água, principalmente, nessa época do ano. Uma das orientações é evitar os banhos demorados, bem como não escovar os dentes com a torneira aberta, entre outras", destaca Fabiano Oroski, coordenador de produção de água da Sanepar.

Oroski explica que, apesar o nível baixo da represa, ainda não existe situação de problemas com relação ao abastecimento de água na cidade. "A represa do Alagados é usada, em grande parte, para a geração de energia elétrica pela Copel. Em épocas assim, de seca, a produção de energia é reduzida e a água é priorizada para o abastecimento público", aponta o coordenador.

Captação

Em torno de 70% da captação de água em Ponta Grossa é feita no Rio Pitangui e outros 30% na represa do Alagados. Até a manhã de segunda-feira (24), a água da represa estava dois metros abaixo do nível ideal.

"A situação se tornará preocupante se registrarmos níveis abaixo de seis metros. No entanto, essa situação não aconteceu nos últimos 20 anos. Mas o ideal é que sempre permaneça próximo aos 10 metros, nível máximo da represa", conclui Fabiano.

Previsão

De acordo com o Simepar, o Paraná registrou, desde o último final de semana, temperaturas acima de 30 graus em todo o estado. A condição se dá principalmente por conta do tempo seco que favoreceu o aumento das temperaturas.

Em Ponta Grossa, a previsão para esta terça-feira (25) é de tempo firme e seco. As temperaturas terão mínima de 14°C e máxima de 33°C. O forte calor deverá diminuir a partir de quarta-feira (26). Para os próximos dias, estão previstas pancadas de chuva com mínimas de 15°C e máximas de 23°C a 28°C. O tempo voltará a firmar no final de semana.

Atitudes para um consumo de água consciente

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba

– Evite tomar banhos demorados

– Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando

– Em vez de mangueira, use vassouras e balde para lavar pátios e quintais

– Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.