em

Câmara mantém veto a bike racks em ônibus 

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa decidiu, durante a sessão desta segunda-feira (20) manter o veto total do poder executivo à lei 13.208. De autoria do vereador Geraldo Stocco (Rede), o texto previa a instalação de bike racks nos veículos do transporte coletivo urbano. 
Segundo o executivo, a lei ainda não deve ser aplicada de forma obrigatória em Ponta Grossa porque trata de procedimento ainda pouco adotado em outras cidades do país, o que dera dúvida nas questões de segurança e regulamentação. Ainda segunda a justificativa para o veto, a utilização dos equipamentos em veículos do transporte coletivo ainda é não é usual no país, e assim seria difícil prever qual seria seus custos, riscos e vantagens para os usuários do transporte. 
Embora a lei apresente dispositivo que possibilita a concessionária utilizar o espaço para alocar publicidade para dar aporte aos custos de instalação dos equipamentos, a prefeitura argumenta que não há estimativa ou garantia que tal medida cobrirá as despesas com a instalação e manutenção dos equipamentos, e o custo adicional na instalação acabaria sendo repassado no valor da tarifa. 
Por fim, o executivo acredita ser prudente "aguardar a popularização deste equipamento em veículos do transporte coletivo, para que só então, possamos adotá-lo". 
Stocco argumentou que o projeto baseou-se em uma proposta já discutida na Câmara Federal. "Fiquei feliz em levantar o debate na Casa de Leis, levantando o tema de ciclomobilidade e isso vai criando conscientização na cidade", apontou. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.