Cidades

Campanha de vacinação é prorrogada até 30 de junho em Castro

A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho em Castro. Nesta terceira etapa o público alvo são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e particulares.

De acordo com a coordenadora da campanha em Castro, Ana Paula Lemos, até a data final, qualquer pessoa dos demais grupos prioritários como idosos, profissionais de saúde, profissionais de força de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários e indígenas podem tomar a vacina.

Ela destaca que até o momento, apenas os grupos de idosos e trabalhadores em saúde alcançaram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Os demais grupos ainda não atingiram a meta e os índices alcançados são: puérperas, 64,23%; criança, 61%; adultos de 55 a 59 anos com 57,69% e gestantes com 55,57%. “O objetivo é alcançarmos pelo menos 90% de todos os grupos, e pedimos que as pessoas busquem as unidades de saúde para serem imunizadas, pois a vacina contra influenza reduz as complicações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe nos grupos alvo definidos”, disse

O horário de vacinação é das 8 às 11h e das 13 às 16h30s e deve ser apresentada a Carteira de Vacinação.