em

Campeões olímpicos apoiam campanha criada em Ponta Grossa para rim artificial

Atletas de destaque e campeões olímpicos de voleibol, como Willian, Lipe, Murilo, Lucas Loh, Lucão, Rapha, Aldren, Lucarelli e a jogadora Valeskinha estão apoiando a campanha pelo rim artificial criada em Ponta Grossa, pelo ex-atleta e presidente da Associação Vila Velha de Voleibol, Dalmo Souza, de 49 anos, relacionada as pesquisas para o desenvolvimento do rim artificial que está sendo trabalhado num projeto que já tem duração de vinte anos, na Universidade de São Francisco, na Califórnia (EUA).  “Estamos juntos nessa campanha. Faça a sua parte”, dizem os atletas. A ideia da campanha é arrecadar recursos para ajudar a finalizar esse projeto.

Desde os 46 anos, Dalmo faz hemodiálise todos os dias, devido a perda total das funções renais. “A previsão de término, caso tenham condições orçamentárias para finalizar o projeto do rim artificial, pode ser nos próximos dois anos, quando então poderá ser utilizada em pacientes humanos”, revela Dalmo, que há pouco tempo esteve visitando a Universidade da Califórnia para ver de perto o desenvolvimento do projeto.

“Com as explicações que tive na Califórnia, o ponto positivo do rim artificial é que a chance de rejeição é praticamente zero. Desta forma, esta pode ser uma grande solução para quem sofre com os problemas do rim. Além da necessidade da hemodiálise, outra dificuldade é também o acesso dos pacientes ao tratamento.  Apenas 7% dos municípios no Brasil tem condição de fazer hemodiálise. São mil reais por cada sessão e o SUS cobre apenas 20% disso”, explicou Dalmo. Ele também adiantou que a Universidade Estadual de Ponta Grossa vai tentar um intercâmbio com a Universidade de São Francisco, buscando capacitar os acadêmicos e os medicamentos.

Doação

Para quem quiser colaborar com a campanha, basta fazer um depósito na Caixa Econômica Federal – Agência 0400; Conta 6242-0; Operação 003 ou pelo link vakinha.com.br/apoio-ao-rim-artificial.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.