em

“Campos Gerais é a melhor região do PR para investimentos industriais”

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Luiz Campagnolo, conversou com a reportagem do jornal Diário dos Campos sobre como o Estado se tornou referência industrial para o Brasil, as expectativas para a indústria em 2019 e a importância dos investimentos nos Campos Gerais.

Paraná como referência

"O estado do Paraná há alguns anos tem se destacado no país inteiro como um dos lugares que mais recebem investimentos na área da indústria. Para que isso acontecesse, são muitos anos de trabalho nessa área, desde o século passado. Então, aos poucos fomos conseguindo nosso espaço e nos destacando no Brasil. A localização geográfica do Paraná só nos ajuda porque temos fronteira com a Argentina e Paraguai, além disso, estamos do lado de um dos estados mais importantes do país que é São Paulo. Atualmente, temos o 4° maior Produto Interno Bruto (PIB) industrial do país e isso é muito importante, mostra nosso crescimento e força industrial. Com esse dado, conseguimos atrair mais investidores nacionais e internacionais, o que com certeza nos torna o melhor estado brasileiro para se investir".

Expectativas para 2019

"Tivemos um ano difícil para a economia do país. Até as eleições ainda tudo era muito indeciso em vários setores, mas mesmo assim conseguimos terminar 2018 com saldo positivo de faturamento e geração de empregos. Então acreditamos que em 2019 será melhor ainda em termos de crescimento industrial e novas contratações e a sondagem que a Fiep fez com os empresários demonstra isso, pois o otimismo deles está bem acima do que nos anos anteriores. E também esperamos algumas decisões políticas que devem impactar na vida dos brasileiros e das indústrias, como a reforma da previdência".

Campos Gerais

"Eu posso afirmar que os Campos Gerais é a melhor região do Paraná para investimentos industriais. Vemos um grande interesse das indústrias nacionais e internacionais nessa região de Ponta Grossa e das outras cidades próximas. São vários fatores que tornam os municípios atrativos para que os empresários queiram investir, principalmente os incentivos fiscais que as prefeituras oferecerem para as marcas, isso é uma política pública muito importante que atrai os investidores. Temos também a infraestrutura das cidades, com um comércio consolidado e moradias de qualidade nos bairros, além disso, a região também está geograficamente localizada em uma parte do Paraná que permite o fluxo para vários locais do Estado e estados vizinhos e isso facilita a mobilidade de cargas".

Desafios

"Esse ano nosso desafio será crescer significativamente o setor industrial no Estado inteiro. Acreditamos que com a retomada da economia, a geração de renda e emprego deve ser bem positiva em 2019, mas também precisamos que as empresas continuem a investir. Será um ano decisivo em vários fatores, um ano que teremos que trabalhar nosso empreendedorismo e mostrarmos porque somos o melhor local para receber investimentos industriais".

Edson Luiz Campagnolo é o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (foto: Gelson Bampi/Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.