em

Capacitação de alto nível na gestão de propriedades chega a segunda fase

Na atividade agropecuária o conhecimento é transmitido de geração para geração. Entretanto, a exigência do mercado, a busca por aumento de produtividade e, principalmente, a redução dos custos exigem que os produtores passem por treinamentos e ações que promovam aumento dos resultados. Com essa premissa, a Frísia Cooperativa Agroindustrial firmou parceria com a Clínica do Leite, instituição vinculada ao departamento de Zootecnia da Escola Superior da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). O projeto inicial contou com 27 propriedades e hoje, em sua segunda fase, tem a participação de 72 produtores da região dos Campos Gerais.

 

 

O MDA já foi utilizado em grandes empresas de outros setores, e adaptado pelo professor Paulo Machado para o setor leiteiro.Os resultados serão visíveis na ExpoFrísia 2017, feira que acontece em Carambeí (PR) entre os dias 27 e 29 de abril.

 

Master Dairy Administration (MDA), projeto-piloto de capacitação de gestão da Frísia voltado aos produtores da cadeia leiteira, auxilia a solucionar problemas que possam surgir no campo com base na gestão profissional dos processos. O MDA garante melhora na mão de obra, com ferramentas operacionais como indicadores financeiros e zootécnicos. Esse tipo de suporte diminui riscos, aumenta a produtividade e amplia a competitividade.

 

Para Jefferson Tramontini Pagno, coordenador de Pecuária Leiteira da Frísia, o cooperado ganha com o aumento de produção e rentabilidade, e na profissionalização na sucessão familiar. Pagno explica que, para ele, é uma experiência ímpar ver essa mudança de patamar na produção de leite.

 

“Com a implantação desse projeto conseguimos chamar a atenção de vários produtores para a gestão das propriedades, principalmente no que tange à mão de obra leiteira, que hoje é o nosso grande desafio. É muito gratificante ver o resultado e o produtor mudando a forma de trabalhar com aumento de produtividade e retorno financeiro”, explica Pagno.

 

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

 

Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa tem como principais bandeiras: cooperativismo, em que o resultado alcançado se deve a união do trabalho de todos os cooperados e os colaboradores; a diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e a alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra.

Assessor/Divulgação
Master Dairy Administration (MDA) alcança 72 participantes

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.