em

Capacitações melhoram serviços de assistência social

As equipes que atendem famílias em situação de risco e vulnerabilidade social participam de programas contínuos de capacitação promovidos pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná. Desde 2011, foram contabilizadas cerca de 70 mil participações nos cursos, seminários, congressos, workshops e encontros temáticos.

São atividades para gestores, técnicos, representantes de organizações da sociedade civil, conselheiros, usuários da assistência social e todos que trabalham nessa área no Estado. O coordenador de Gestão do Sistema Único de Assistência Social da Secretaria da Família, Ricardo dos Santos Michelli, diz que a formação e o desenvolvimento dos profissionais do Suas é fundamental para se garantir serviços de qualidade à população.

“Nos últimos sete anos, o Paraná teve grandes avanços no que diz respeito à qualificação dos trabalhadores do Suas. Se hoje nosso estado é referência em assistência social no país é porque podemos contar com equipes capacitadas e comprometidas, que não medem esforços para executar com qualidade os programas e serviços prestados às famílias”, destaca Michelli.

Qualidade

O planejamento da educação constante dos trabalhadores do Suas é feito pelo Núcleo Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Neep/Suas), implantado no Paraná pela Secretaria da Família, em 2014. “Fomos um dos primeiros estados do país a implantar este núcleo, antes mesmo do governo federal, que criou o núcleo nacional só no ano passado”, enfatiza Michelli.

Além dos cursos presenciais, foram ampliadas as capacitações transmitidas por vídeo e webconferência. “Assim, garantimos que mesmo as equipes de localidades mais distantes tenham acesso às informações e ao conteúdo dos cursos. Além disso, a medida reduz custos para os municípios, que não precisam gastar com deslocamento e hospedagem”, detalha o coordenador.

Temáticas

As capacitações tratam de temas diversos, como a gestão financeira e de recursos, serviços de proteção social básica e especial, uso de ferramentas e sistemas informatizados desenvolvidos pela secretaria.

Na área de garantia de direitos são ofertados cursos de formação básica e complementar para conselheiros tutelares, além de encontros com foco na proteção, defesa e garantia de direitos de crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e idosos.

Também há encontros frequentes que tratam do acompanhamento familiar e de ações do programa Família Paranaense, que já tiveram mais de 3 mil participações.

Inovação

Outra ação importante para qualificação das equipes foi a implantação, em 2013, de uma nova modalidade de Residência Técnica, pioneira no país.

Os alunos-residentes do programa são profissionais graduados em várias áreas que participam, por dois anos, do curso gratuito de especialização em Gestão Pública com Ênfase no Suas. Durante o curso, que tem duração de dois anos, eles têm seis horas diárias de atividades práticas em diversos setores da Secretaria da Família e secretarias parceiras, recebendo bolsa-auxílio de R$ 1.900 mensais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.