Agribusiness

Capal promove conscientização sobre câncer de mama na campanha Outubro Rosa

Palestras sobre o tema e ações interativas contaram com engajamento dos colaboradores
Roleta ao estilo de programas de auditório promoveu engajamento dos colaboradores na campanha (Foto: Divulgação)

Durante todo o mês de outubro, a Capal Cooperativa Agroindustrial promove entre seus funcionários ações de conscientização sobre o câncer de mama. Além da campanha, divulgada por meio de seus canais internos de comunicação, a Cooperativa levou para sua cidade-sede, Arapoti, palestras com especialistas. O movimento popular conhecido como Outubro Rosa foi criado para promover a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

No dia 18 de outubro, 63 mulheres acompanharam as orientações da enfermeira Aline Esteves Turkiwcz e da nutricionista Marília Nejain. O público, composto não só por colaboradoras, mas também por esposas, mães e filhas de funcionários da Capal, teve a oportunidade de conhecer mais sobre prevenção, sintomas e fatores de risco do câncer de mama e de colo de útero. “A palestra trouxe uma série de informações novas, como a importância e influência da alimentação na luta contra o câncer. Também foi importante perceber a preocupação da Capal com a nossa saúde, e também das nossas famílias”, salienta a colaboradora Jéssica Correa.

Buscando promover mais interação e participação dos colaboradores, o convite para a palestra foi feito de uma forma diferente. Entre os dias 15 e 16, integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) visitaram todos os setores operacionais e administrativos da Cooperativa e propuseram uma atividade interativa e animada: com uma roleta similar àquelas utilizadas em programas de auditório, os colaboradores responderam questões sobre a saúde da mulher e receberam brindes. “Contamos com a participação e o envolvimento de todos os setores, a proposta diferenciada foi muito bem recebida”, comenta o presidente da CIPA, Edson José Carvalho.

Durante as sextas-feiras de outubro os colaboradores são convidados a vestir a cor da campanha. “Entendemos a seriedade do assunto e nos movimentamos para levar informação aos nossos funcionários”, afirma Carvalho. Agora a cooperativa se prepara para a campanha Novembro Azul, com foco na saúde do homem.