Política

Captação de Recursos é tema de oficina da AMCG

(Foto: Divulgação/AMCG)

Gestores da região participaram nesta quarta-feira de uma oficina de projetos incentivados promovida pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e pela CCR Rodonorte. A oficina foi ministrada pela diretora de captação de recursos da Fundação de Cultura de Ponta Grossa e diretora da ABC Projetos, Alessandra Bucholdz. “É muito importante que os gestores municipais estejam envolvidos e incentivem a proposição de projetos”, avalia, destacando a parceria com as entidades e o fortalecimento das relações, que envolvem ainda as empresas como patrocinadoras.
Para a diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires Ferancini, a proposta da entidade ao propor a oficina é justamente a de incentivar que os municípios proponham mais projetos nas áreas em que há possibilidades de captação de recursos. “Ainda mais em épocas em que verificamos a escassez de recursos por parte do poder público”, fala.
Durante a oficina, a diretora de projetos explicou sobre a legislação e plataformas nas áreas de Esportes e Cultura, bem como os processos de prestação de contas que as Leis de Incentivo prevê. Para Alessandra, as leis de incentivo vêm preencher uma lacuna, já que no Poder Público, quando há cortes os Esportes e a Cultura estão entre as primeiras áreas a sofrer quedas no Orçamento.
Os gestores que puderam acompanhar avaliaram a ação como produtiva. De São João do Triunfo a diretora de Cultura, Priscila Ernest disse que foi muito válida a oficina, principalmente para as cidades pequenas, que não têm muitas oportunidades de ter contato com este tipo de capacitações. “É muito importante que a AMCG incentive os municípios a se capacitar e elaborar projetos, ainda mais na área da cultura que ainda não é muito valorizada”, disse. Já o coordenador da AMCG Cultura, o secretário municipal de Palmeira, Waldir Joanassi Filho pode tirar suas dúvidas a respeito da Lei Federal. “Foram esclarecidas”, garantiu. 
Além dos municípios de Palmeira e São João do Triunfo, participaram gestores de Ivaí, Telêmaco Borba, Porto Amazonas, Carambeí, Ortigueira e Mallet.