em

Carambeí receberá a ExpoFrísia na próxima semana

Na próxima semana, de 26 a 28 de abril, o foco do agronegócio será a ExpoFrísia 2018. Realizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, a exposição acontecerá no Pavilhão de Exposições Frísia (anexo ao Parque Histórico), em Carambeí.

Com entrada gratuita, a feira contará com expositores e palestrantes focados em tecnologia para a genética pecuária. Os visitantes poderão acompanhar lançamentos em produtos e serviços. A expectativa é que, neste ano, 8 mil pessoas circulem pela exposição.

Considerada uma oportunidade para troca de conhecimentos e experiências dentro do agronegócio, a ExpoFrísia concentrará grandes nomes com atuação na agricultura e pecuária. Entre os expositores estarão a Pioneer Sementes, Vetfarma, Genex, Ordemilk, Prado, Baldan, Bayer, Tectron, Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Agrojen, Select Sires, Biogenesis Bagó, Grasp, Lallemand e MSD. O evento contará, ainda, com a presença das três marcas da Unium: Colônia Holandesa (lácteos), Herança Holandesa (trigo) e Alegra (carne suína).

Palestras

As palestras serão no dia 27 (sexta-feira), a partir das 9 horas. O primeiro tema será Cenário reprodutivo dos Campos Gerais: desafio e oportunidades, com o veterinário Paulo Borges. Em seguida, a agrônoma do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rossana Baldanzi, falará sobre Licenciamento ambiental da atividade de bovinocultura.

No período da tarde, a partir das 13 horas, Nilo Chaves de Sá, veterinário, palestrará sobre Transformando a granja para o bem-estar animal: investimento e adequações necessárias. Já Cesar Feronato, veterinário, abordará Doenças do complexo respiratório dos suínos – estratégias e eficácia de controle.

Às 20 horas, quem palestrará é o professor Marco Fava Neves, numa palestra Especial CBN/Diário dos Campos.

 

Feira terá Clube de Bezerras e julgamento de raças

A programação da ExpoFrísia é composta também pelo Clube de Bezerras e julgamento das raças. Serão julgados no dia 26, a partir das 15 horas, animais Holandês Vermelho e Branco Gado Jovem.

O Clube envolve crianças e adolescentes de 8 a 15 anos de idade e é coordenado pelo setor de Pecuária Leiteira da Frísia. Desde o nascimento da bezerra, o técnico orienta sobre as informações necessárias que devem ser coletadas pelos participantes. “Eles pesam e medem cada animal, acompanham a engorda e alimentam. A criança pega gosto pelo tratamento e os pais se animam ao ver os filhos participando dos trabalhos na propriedade”, explica Lucas dos Santos, responsável pelo programa na Frísia.

As crianças preparam e levam os animais para a pista de julgamento. O entrosamento do preparador e do animal é analisado e percebido pelo juiz, que julga não somente a bezerra, mas também a interação entre o puxador e a criação. “O andar da bezerra, a postura, a desenvoltura, a pelagem, o tamanho e os cuidados são percebidos no julgamento. No Clube de Bezerras, a criança começa a entender isso desde o nascimento do animal e quer levar a bezerra na sua melhor forma para a avaliação”, conta Jefferson Pagno, coordenador de Pecuária Leiteira.

 

Alguns participantes da ExpoFrísia 2018

Caixa Econômica

Para o superintendente regional da Caixa em Ponta Grossa, Adriano Resende, a ExpoFrísia se tornou um polo difusor de conhecimentos e de novas técnicas para o setor. "Este é o 6º ano consecutivo que a Caixa apoia o evento, pois acreditamos que o modelo de negócio cooperativo de sucesso da Frísia está alinhado à missão do banco, que é promover o desenvolvimento sustentável do país", diz.

Oligo Basics

“A parceria com a Frísia se fortalece ao longo dos anos e isso se reflete nas oportunidades que estão ampliando nossa área de atuação junto à cooperativa. Atualmente, todos os cooperados da Frísia têm acesso imediato às rações e outros produtos com a adição da tecnologia Essential®”, destaca o gerente nacional de Ruminantes, Marco Antonio Lopes de Oliveira.

 Lely

Buscando facilitar a vida do agricultor com soluções inovadoras e serviços personalizados, a Lely traz para a ExpoFrísia 2018 seu mais recente lançamento: o Astronaut A5. O destaque da solução fica por conta do novo braço híbrido – silencioso e rápido, o mecanismo segue os movimentos da vaca durante a ordenha, e permanecendo perto do úbere. Isso garante um processo de ordenha rápido.

Cargill

Para a ExpoFrísia 2018, o foco da Cargill será a divulgação do GoldenMill®. O farelo de glúten de milho úmido é rico em proteína, energia e tem alto teor de fósforo. A nova opção de nutrição, trazida à região, pode ser fornecido para todas as categorias de bovinos de leite e corte, promovendo aumento da produção de leite e melhora nos ganhos de peso.

Weizur do Brasil

Para a marca, a ExpoFrísia é a oportunidade de fortalecer a parceria entre produtores e a empresa, por meio da conexão de seu trabalho com a realidade do campo. Em 2018, os visitantes vão conferir itens relacionados ao conforto animal, e a já tradicional linha de produtos voltados à desinfecção de tetos e limpeza de equipamentos de ordenha. A Weizur está presente em 13 países da América.

Sicredi

“Consideramos a ExpoFrísia uma forma de brindar a parceria entre as duas cooperativas. Além disso, a participação ativa na comunidade é um dos grandes diferenciais do Sicredi”, diz o presidente regional da Sicredi Campos Gerais, Popke Ferdinand van der Vinne. A instituição é a 3ª maior em crédito rural no ranking geral brasileiro, de acordo com a Revista Exame, e atua em 21 estados.

Genex

Para a Genex (antes CRI Genética), a feira será uma oportunidade para apresentar a nova marca – já utilizada na comercialização de genética bovina nos EUA e Canadá. Em 2018, a Genex deverá apresentar seu novo Catálogo Leite Europeu 2018, com detalhes da coleção de touros selecionados, oriundos de plantéis dos EUA. Haverá o lançamento do Índice da Vaca Ideal (ICC$) para Jersey.

Vetfarm

Expondo em parceria com a Elanco, a Vetfarma se programa para receber clientes em seu espaço, falando sobre produtos, tirando possíveis dúvidas e propiciando a troca de experiências. Para tanto, a marca contará com a presença de técnicos de campo, tanto da Vetfarma, quanto da Elanco. A feira é uma oportunidade para grandes negócios e para a consolidar ainda mais a posição no mercado.

 

ExpoFrísia 2018

Data: 26 a 28 de abril

Local: Pavilhão de Exposições Frísia, em Carambeí (anexo ao Parque Histórico)

Horário: 14h às 21h | Fechamento dos portões diariamente às 20h

Entrada gratuita

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.