em

Carona é a nova forma de economizar em viagens

Um  aplicativo e um grupo nas redes sociais tem ganhado mais seguidores para quem viaja a longas ou pequenas distancias, afim de dividir despesas através de caronas. O Grupo de caronas entre Ponta Grossa e Curitiba, por exemplo, já conta com  quase 12 mil membros, que diariamente oferecem ou pedem carona.

O aplicativo BlaBlaCar tem o objetivo de rachar a gasolina entre os usuários. Basta se cadastrar, fornecer algumas informações pessoais, e a partir de então pode buscar viagens para dividir os gastos. O que antes era uma experiência inesperada, hoje se torna mais seguro, é o que afirma a professora Amelu Nunes, que pega carona através do grupo e do app há cerca de cinco anos: " Já pedi bastante carona em estrada, mas sempre é uma experiência complicada, a gente nunca sabe o que vai encontrar. Pela internet posso ver o perfil do motorista, posso conversar com essa pessoa antes pra combinar".

Hoje são mais de 20 milhões de membros distribuídos em 20 países. De acordo com a assessoria de imprensa do app, existe um trabalho de segurança que verifica as informações pessoais dos membros e modera toda a atividade da plataforma. Depois da viagem tem uma avaliação mútua entre condutores e passageiros que é incorporada aos perfis públicos dos membros.

Quem oferece ou pega carona, tem como principal argumento a diminuição das despesas de viagem. Vinícius Chemin, que trabalha como professor de inglês em Curitiba, mas tem família em Ponta Grossa, usa a ferramenta pelo menos duas vezes ao mês, e garante que nunca teve problemas: "Esse método de carona ajuda muito nas despesas, mas para os motoristas, como eu, exige mais tempo de viagem pois sempre combino com os demais passageiros os locais de partida".

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.