em

Carteira de Trabalho em Castro será digital a partir da próxima semana

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deixará se ser física a partir da próxima semana e passa a ser digital, devendo ser feita online ou por meio do aplicativo no celular.

De acordo com chefe do Setor de Identificação da Diretoria de Segurança Pública de Castro, Neila Rubya Stella, esta sexta-feira (21) é o último dia para solicitar a carteira física. "A partir da próxima semana o atendimento será apenas para entregar o documento já solicitado", explica.

Para acessar a Carteira de Trabalho, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/

E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas; integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.