em

Cartilha sensibiliza crianças sobre o uso correto da água

O projeto Cartilha da Água, desenvolvido pelo Rotary Club Ponta Grossa Lagoa Dourada, irá sensibilizar alunos da quarta e quinta série sobre o uso correto e consciente da água. A parceria entre o clube, a Prefeitura de Ponta Grossa e a concessionária CCR RodoNorte vai distribuir mais de 30 mil cartilhas neste mês para escolas dos Campos Gerais, região metropolitana de Curitiba e do litoral do Paraná.

"Cada professor receberá esta cartilha para repassar aos alunos a importância de preservar os mananciais. Todo o material educativo foi repassado pela Secretaria de Meio Ambiente e, com a ajuda de parceiros, o material foi confeccionado", disse o rotariano e coordenador do projeto, José Eli Salamacha.

A geógrafa e uma das responsáveis pelas ações de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Andréia Aparecida de Oliveira, toda a metodologia utilizada para a confecção das cartilhas foi pensada de acordo com a idade dos alunos.

"Além das cartilhas, os professores também receberão formações para trabalhar da maneira mais adequada junto aos alunos", disse. O Instituto Mundo Melhor (IMM), também parceiro no projeto, irá disponibilizar as cartilhas online para que todos possam ter acesso.

 

Ações

As ações desenvolvidas não focam somente nas crianças. A Secretaria de Meio Ambiente também trabalha para sensibilizar a população de forma geral.

"Vemos que em Ponta Grossa o maior problema são os resíduos sólidos jogados nos arroios urbanos. Enquanto Secretaria de Meio Ambiente, nós estamos realizando um trabalho 'porta em porta' nas residências próximas à bacia de Olarias, justamente para que seja preservada a região onde será o Lago de Olarias", comenta Andréia.

Segundo a geógrafa, através da sensibilização, a população se tornará mais consciente. "Quanto mais conseguirmos sensibilizar sobre os recursos naturais, em especial a água, chegaremos mais rápido aos objetivos", destaca.

Orientações sobre cuidados com o meio ambiente se estendem para a comunidade (Foto: José Aldinan)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.