em

Casos de embriaguez ao volante disparam em PG

A Polícia Militar de Ponta Grossa vem registrando, ao longo dos últimos três anos, um número crescente de condutores flagrados em situação de embriaguez ao volante. Somente até julho deste ano, o número de resultados positivos para álcool durante blitze e abordagens já é superior ao total de casos registrados em 2016.

A tenente Jaíne Chaves de Oliveira, comandante do Pelotão do Trânsito, explica que o aumento pode ser resultado das ações intensas da PM em blitz de prevenção, além do acompanhamento em muitos casos de acidentes, nos quais a ingestão de álcool foi apontada como um dos elementos que contribuíram para os fatos. No entanto, o número causa preocupação porque também é um indicativo de que muitos condutores, mesmo com a lei mais rigorosa na punição em casos de embriaguez, ainda insistem em se arriscar dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica.

A respeito disso, a tenente orienta os condutores a evitarem a ingestão de álcool, mas também explica como deve ser o comportamento do condutor, caso seja abordado pela PM e convidado a fazer o teste do etilômetro. “A reação ao álcool varia de pessoa para pessoa. Entre os fatores que interferem nisso está o hábito, ou não, de ingerir bebida alcoólica. Também interfere se a pessoa se alimentou, ou não, antes ou durante a ingestão da bebida. E ainda há diferentes reações de cada organismo ao álcool”, diz. Independente disso, quantias mínimas de álcool no sangue são suficientes para infração e multa. Confira as orientações da tenente sobre como o condutor deve se comportar durante uma abordagem da PM.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.