em

Causa animal é debatida em diversos projetos 

A causa animal tem gerado debate frequente no Legislativo de Ponta Grossa. Diversos projetos que tratam sobre a adoção de políticas públicas de proteção aos animais já foram aprovados nos últimos anos ou estão em trâmite. Um dos vereadores que tem levado estes temas a plenário constantemente é Jorge da Farmácia (PDT). 

A proposta mais recente do vereador neste sentido prevê a implantação do programa Animal Legal, pelo projeto de Lei 24/2020. O PL dispõe sobre a realização de um censo estatístico de animais domésticos no município, com intuito de localizar, cadastrar e orientar os proprietários destes animais sobre os cuidados e controle de zoonoses. O projeto prevê ainda que o censo seja realizado a cada dois anos, coordenado pelo setor de Controle de Zoonozes, da Fundação Municipal de Saúde. "Este controle,  sem dúvida, influencia, na saúde pública do município como um todo", frisa. 

Em trâmite na Câmara, estão ainda outras quatro propostas referentes aos cuidados com animais de autoria de Jorge da Farmácia. Tratam-se do PL 349/19, que prevê a criação de aplicativo para denunciar maus tratos de animais; o PL 442/19, que determina a doação de produtos de origem animal e vegetal apreendidos pelo serviço de vigilância sanitária municipal a instituições públicas ou privadas que detenham a guarda temporária ou permanente de animais nativos, exóticos ou de estimação; o PL 18/2020, que torna obrigatória a afixação de cartaz com telefones para denúncias de maus-tratos contra animais, em clínicas veterinárias, pet shops e demais estabelecimentos que prestam serviços relacionados a animais domésticos. E, por meio do PL 64/19, o vereador quer a proibição, em Ponta Grossa, da utilização, mutilação e/ou sacrifício de animais em pesquisas, em rituais religiosos ou de qualquer natureza. 

Projetos de outros vereadores também abordam o tema. De autoria do vereador Rudolf Polaco (Cidadania), tramita o PL 341/18, que estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais. E, do vereador Celso Cieslak, o PL 95/19, prevê ainda a liberação de entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visitas a pacientes internados. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.