em

CCC inaugura exposição com gravuras de alunos da UEPG

O Centro Cultura Castrolanda (CCC) inaugura nesta sexta-feira (13) a exposição temporária “Olhares Sensíveis sobre a Memória Holandesa” no primeiro andar do Memorial da Imigração Holandesa, o Moinho De Immigrant. Os desenhos que compõem a exposição foram realizados por 16 acadêmicos do curso de licenciatura em artes visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), acompanhados pelas professoras Patrícia Camera e Cristina Mendes.

A historiadora do CCC, Samara H. Lima, explica que a ideia da parceria surgiu após uma visita da turma. “Eles conheceram sobre a cultura holandesa e coletaram material visual para a produção de trabalhos artísticos. Surgiu então a oportunidade de apresentarmos dentro das dependências do Moinho a exposição desses trabalhos. Isso mostra que o Centro Cultura está de portas abertas para acadêmicos, professores, pesquisadores e novas ideias”, diz.

A visita dos estudantes ao Memorial da Imigração Holandesa e ao Museu Histórico de Castrolanda foi realizada no mês de março. Na oportunidade, além de conhecerem um pouco mais sobre a cultura holandesa e a história da formação da Colônia Castrolanda, cada aluno desenhou a sua impressão sobre o Centro Cultural Castrolanda.

A professora Patrícia Camera explica que a atividade faz parte das disciplinas de gravura e pintura, destaca a sua importância e a receptividade dos alunos. “É importante desde o planejamento da visita até a organização da mostra, passando por diversos estágios, como a reflexão sobre a vinda dos holandeses para o Paraná e as investigações técnica de execução das obras. Os alunos ficaram bastante animados com os trabalhos e principalmente com a possibilidade de organização de uma exposição. Todos adoraram a aula externa e ficaram admirados com a riqueza histórica do lugar”, diz.

O gerente do CCC, Rafael Rabbers, comemorou a realização da exposição. Segundo ele, é de extrema importância e traz benefício tanto para os alunos, quanto para o Centro Cultural. “Sem dúvidas é algo benéfico. É uma oportunidade dos estudantes poderem divulgar o seu trabalho e nós do CCC estreitamos a relação com a Universidade, alcançamos novos públicos e temos um atrativo a mais para nossos visitantes”, comenta Rabbers.

A exposição temporária estará aberta ao público até o dia 10 de novembro e pode ser visitada de sexta a domingo, das 13h às 18h. O ingresso custa R$ 15 a inteira e R$ 7,50, dando acesso ao Memorial da Imigração Holandesa, onde está a exposição, e também ao Museu Histórico de Castrolanda.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.