em

CCC recebe alunos durante Primavera dos Museus

O Centro Cultural Castrolanda (CCC) realizou, durante a última semana, a ação educativa “Fotografia: compartilhando memórias, preservando a história”, onde alunos de estabelecimentos de ensino de Castro visitaram o Museu Histórico de Castrolanda e participaram de uma oficina sobre fotografia analógica e digital, a importância das imagens na preservação da história, conheceram os espaços onde é realizada a higienização e catalogação de imagens do CCC e tiraram fotos.

Segundo a responsável pelo setor de higienização do CCC, Karen Leal, a ação foi desenvolvida durante a Primavera dos Museus, data idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que tem como objetivo de aproximar a população dos museus. Ela explica que o tema da semana deste ano foi “Museus por dentro, por dentro dos museus”, o que serviu de base para a equipe do Centro Cultural elaborar a ação educativa.

“Quando saiu o tema do Ibram, pensamos em fazer uma ação para apresentar os bastidores do CCC para a população. Resolvemos aprofundar na área da fotografia, conservação, higienização e preservação da memória, pois estamos finalizando este trabalho. Com base nisso, desenvolvemos as oficinas”, explica Karen.

A expectativa do Centro Cultural Castrolanda era receber aproximadamente 400 alunos, entre os dias 23 de setembro e 1º de outubro, de diversos estabelecimentos de ensino. Participam da atividade alunos da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, Escola Municipal Relindes Capilé, Escola Municipal Professor Bernardo Litzinger, Escola Estadual do Campo Castrolanda, Escola Adventista de Castro e Colégio Estadual Professora Maria Aparecida Nisgoski.

Para professora da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, Neide Carneiro, a atividade foi bastante produtiva e os alunos adoraram participar. “Eles ficaram impressionados, pois puderam aprender como funciona o museu, viram como foi a evolução da fotografia e os cuidados necessários para a preservação da fotografia depois de impressa”, relatou. Ela também destacou que a atividade contribui na formação do aluno e deixa-os mais criativos.

Já a pedagoga do CCC, Letícia Pacheco Wendler, destacou a importância da imagem e o poder que ela tem de contar a história. “Acredito que seja importante trabalhar a fotografia para que os alunos percebam de que forma ela pode ser uma ferramenta de permanência da história, assim como a história deles também é importante. Esperamos que eles tenham aproveitado a atividade extraclasse e realmente compreendido a importância das fotografias”, afirma.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.