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CCR RodoNorte libera BR 376 após detonação de rochas

Em um procedimento concluído com sucesso, a concessionária CCR RodoNorte realizou na tarde desta sexta-feira (13) uma detonação de rochas para a sequência das obras de Duplicação da BR 376, a Rodovia do Café, entre Apucarana e Califórnia. Por segurança, a rodovia foi bloqueada nos dois sentidos próximo ao quilômetro 253, ponto onde foi realizada a detonação dos explosivos. Também para garantir a segurança da operação, moradores das propriedades que ficam no entorno do local deixaram temporariamente a região.

O Gestor de Engenharia da CCR RodoNorte, Jefferson Felippe Junior, ressalta o sucesso da operação, que possibilitará um avanço ainda maior nas obras de duplicação. “Tivemos a colaboração do clima e conseguimos concluir todo o procedimento, desde a preparação dos explosivos até o bloqueio e liberação da pista, dentro do tempo previsto”, avalia o Gestor. Ao todo, foi utilizada pouco mais de 1 tonelada de explosivos para a detonação de 3.750 metros cúbicos de rochas na região.

O bloqueio da BR 376 iniciou pouco antes das 14 horas, horário previsto para a detonação. Iniciada dentro do cronograma, a detonação durou cerca de 15 minutos e logo foi seguida pela limpeza da rodovia. Por volta das 14h45, em menos de uma hora, o tráfego na Rodovia do Café já foi liberado aos motoristas. “Vamos iniciar de imediato a terraplanagem na região e a preparação deste ponto para receber as primeiras camadas de pavimentação”, explica Felippe Junior.

Obras em duas frentes

A Duplicação da BR 376 entre Apucarana e Califórnia, que corresponde ao Trecho 26 das obras, vai do quilômetro 243, saída do Contorno Sul de Apucarana, até o quilômetro 254. Além da construção da pista dupla, a concessionária CCR RodoNorte e o Governo do Estado estão na fase final da construção do viaduto sobre o Contorno Sul, que também integra as intervenções deste ponto da duplicação.

Juntamente com o Trecho 26, a duplicação está em andamento no Trecho 2, onde os trabalhos são realizados entre os quilômetros 465 e 456, até a Praça de Pedágio de Tibagi. Além dos dois pontos em obras, também já foi entregue, em julho de 2015, os primeiros 11 quilômetros já duplicados, que vão dos quilômetros 476 ao 465, na região de Ponta Grossa.

 

Divulgação

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