em

CEI investigará suposta falsificação de assinaturas em documentos da Câmara

Na última sexta-feira (20), o vereador Elio Alves, o Ratinho (PT), protocolou na Câmara de Vereadores de Carambeí o pedido de abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar e investir um suposto caso de falsificação de assinaturas de documentos da Câmara. A votação que definirá a instauração da CEI acontecerá em sessão extraordinária realizada na próxima quinta-feira (3), às 18 horas. A extraordinária foi convocada pelo presidente da Câmara, Diego Macedo (PSD), porque as sessões ordinárias acontecem sempre às terças-feiras, que nesta semana aconteceria no dia 1º, feriado nacional, e por isso a sessão foi suspensa. 
Como o pedido de abertura da CEI recai sobre os vereadores Antonio Joel Cosa (DEM); Emerson Plovas Bueno, o Sheik (PSC); Jeverson Gomes da Silva (PDT); Paulo Sergio Valenga (PDT) e João Penteado (DEM); esses vereadores não poderão votar. Assim, foram convocados para tomar posse temporária no dia 3, os suplentes destes vereadores. São eles que vão participar da sessão extraordinária que vai apreciar e votar requerimento que pede a abertura da CEI. Os suplentes são: Telma Aparecida de Oliveira Waceliko (DEM), Sérgio Luis Oliveira (PSC/PSD/PPS), Eclaiton Moreira Bueno (PDT/PT/PROS/PMB), Inácio Povaz Filho (DEM) e Janiel de Almeida Rodrigues (PDT/PT/PROS/PMB). Para instaurar a CEI é preciso aprovação da maioria simples dos vereadores, ou seja, seis votos favoráveis. 

Entenda 
Toda a polêmica envolvendo a suposta falsificação de assinaturas de vereadores iniciou em meados de dezembro, quando Coza, Sheik, Jeverson, Paulo Valenga e João Penteado apresentaram um documento à Mesa Executiva da Câmara pedindo abertura de uma CEI para investigar o presidente da Casa, que, conforme os vereadores, teria se utilizado do cargo de vereador para vaga para sua filha em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). No entanto, ao comparar as assinaturas do documento com outros documentos assinados pelos vereadores e arquivados na Câmara, a procuradora jurídica da Casa, Grazielle Gualdessi, verificou que algumas assinaturas eram divergentes. 
Diante disso, a Câmara abriu um processo licitatório para contratação de profissional habilitado para elaboração de parecer técnico em grafotecnia. E, com base nos documentos analisados, o laudo apontou divergência das assinaturas dos vereadores Coza e Sheik no requerimento que pedia a abertura da CEI, em comparação com assinaturas utilizadas por eles em outros documentos. "Eu não consigo entender porque eles falsificariam as assinaturas já que para pedir abertura de uma CEI, basta que um vereador apresente requerimento, não havendo necessidade de haver várias assinaturas", completa Diego Macedo. 
Macedo explica que, diante do laudo apontando as divergências, um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Carambeí e o caso também será encaminhado ao Ministério Público. "O meu intuito em pedir a abertura da Comissão é esclarecer o que aconteceu. Estas coisas não podem passar impunes", aponta o vereador Elio Ratinho. 
Os vereadores Coza e Emerson Sheik foram procurados pelo Diário dos Campos. Sheik disse que no momento não vai se manifestar sobre o assunto e Coza afirmou que só irá se pronunciar perante a CEI. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.