em

Central de distribuição entra na fase de planejamento

Com uma equipe de trabalho formada, a central de distribuição que deverá ser implantada em Ponta Grossa está na fase de planejamento. A informação é do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Vieira.

Segundo ele, as discussões agora envolvem pontos como modelo de funcionamento, área física, logística, cooperativa de produtores, funcionários e custo, por exemplo. Ivonei explica que a unidade deverá funcionar nos moldes de uma central de abastecimento (Ceasa), porém em formato inovador, moderno. “Entramos na fase do planejamento; a parte física é bem importante para funcionar de maneira correta. Temos que discutir também sobre como será a cooperativa de produtores”, explica.

O secretário observa que a equipe de trabalho de Ponta Grossa está formada e que agora se começa a trabalhar com o grupo de Curitiba. “Fizemos a parte burocrática das pessoas que vão participar da equipe e agora daremos andamento; todo o pessoal está engajado para o centro de distribuição”, diz.  

Em setembro, durante a abertura da 40ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi), aconteceu a palestra Novo Conceito de Central de Abastecimento, com o secretário municipal de Abastecimento de Curitiba, Luiz Dâmaso Gusi.

Ivonei destaca que a ideia com a central regional é atender não só a agricultura familiar, mas os setores da pecuária, de frutas e de flores.

Ceasas

O Paraná concentra cinco Ceasas. A primeira entrou em operação em 1975, em Maringá. A de Curitiba começou a operar em julho de 1976, no bairro do Tatuquara.

Na sequência foram implantadas as Ceasas de Foz do Iguaçu (fevereiro/78); Cascavel (maio/79) e Londrina (março/82), além da construção definitiva da nova Ceasa de Maringá, ocorrida em 1986.

Estas unidades atacadistas passaram a se constituir em efetivos centros de concentração da comercialização de hortaliças, frutas, ovos e outros produtos, possibilitando maior disciplinamento e organização do setor, bem como incentivando o desenvolvimento da produção hortícola voltada para o mercado paranaense e de outros estados, por facilitar o intercâmbio entre os principais centros consumidores.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.