em

Centro Cultural Castrolanda abre exposição ‘Castro 314 anos’

O Centro Cultural Castrolanda parabeniza a cidade de Castro pelo seu aniversário e convida a todos para prestigiar a exposição 'Castro 314 anos', composta por obras de artistas castrenses no Memorial de Imigração Holandesa.

Visando retratar e resgatar essa história, o desenvolvimento e as belezas do município, o Centro Cultural de Castrolanda, convidou mais de 50 expositores para uma mostra de obras de arte no Salão do Memorial de Imigração Holandesa – Moinho, que segue entre os dias 17 a 19 de março, das 13h às 18h, com entrada franca.

Conhecida atualmente como a Capital Nacional do Leite, título conquistado em 2017, Castro é uma cidade com grande valor histórico e turístico, que nasceu às margens do Rio Iapó no auge do tropeirismo, como rota de passagem e também de pouso para as tropas que se deslocavam do Rio Grande do Sul à São Paulo, estimulando a vinda de diversas famílias que buscavam no ciclo tropeiro uma forma de prosperar.

Em meados do século XVIII, diversas regiões do hoje conhecido como Estado do Paraná eram habitadas por tribos indígenas e possuíam abundantes pastagens. Como forma de colonizar essas áreas e ativar a economia branca no sul do país, a Coroa Portuguesa, através do Regime das Sesmarias – que era a doação de lotes de terras a famílias que pretendiam explorar essas áreas – doou em 19 de março de 1704, uma vasta região batizada de Sesmaria da Paragem do Iapó.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.