em

Centro Psicossocial realiza atividade de combate ao alcoolismo

Durante todo o dia de hoje (18) a Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (Caps AD), estará realizando uma série de atividade ligadas ao alcoolismo. As ações foram definidas para fazer parte do Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. 

“O Brasil tem como um dos principais problemas de saúde pública, o alcoolismo. Ter uma atividade voltada para este assunto, onde a comunidade pode tirar dúvidas e saber mais sobre as formas de tratamento, é essencial para prevenir situações futuras. Hoje, cerca de 15% da população brasileira é dependente de álcool, a maioria jovens entre 18 e 29 anos, um número elevado e preocupante”, destaca o secretário adjunto da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco. 

Pela manhã as ações foram voltadas a abordagem da população que passava em frente à sede do Caps AD, em Uvaranas, e também a montagem de grupos ligados a educação em saúde, com informações sobre a doença e alternativas de tratamento. “A intenção foi explicar os serviços de combate ao alcoolismo que o município disponibiliza e tirar dúvidas da população. Repassar essas informações significa multiplicar o conhecimento sobre elas, quando mais pessoas estiverem informadas, mais poderem fazer por esta comunidade alvo”, comenta a coordenadora do Caps AD, Fernanda Berard. No período da tarde as ações aconteceram com os pacientes.

Atualmente, cerca de 300 pacientes estão em acompanhamento pelo Caps AD, mais de 80% da aderência nos tratamentos são homens. “É difícil determinar quantos são somente por álcool, pois temos a maioria dos casos dos pacientes com demanda conjunta álcool e drogas. Mas para todos os casos, o Caps Ad realiza vários programas, como: grupos voltados a reabilitação psicossocial, esporte lazer e cultura, prevenção a recaída, psicoterapia grupal, diversos grupos de autoconhecimento e reflexão. São mais de quinze grupos acontecendo”, ressalta Fernanda. Além das atividades citadas pela coordenadora, o Caps Ad conta com equipe de enfermagem que desenvolve programa de desintoxicação na modalidade "internamento- dia", convênios com comunidade terapêutica e encaminhamentos para internação hospitalar, quando necessário e também atendimento familiar semanal.

Os Projetos Terapêuticos Singular (PTS) de cada paciente são revisados semanalmente com eles, preferencialmente nas segundas-feiras, para estabelecerem novas metas de evolução para a semana.

Funcionamento do serviço 

O Caps Ad conta com uma estrutura nova em Uvaranas, rua Vicente Espósito, ao lado do Terminal de Uvaranas. O atendimento é realizado das 8h às 18h de segunda a quinta-feira e na sexta-feira às 17h. Na sexta-feira no período da manhã a equipe técnica faz reunião e capacitação, sendo assim os atendimentos de acolhimento iniciam a partir das 11h.

O acolhimento de novos pacientes é realizado todos os dias da semana. “Para os acolhimentos, isto é, pacientes novos, sempre há um terapeuta de plantão para atender a demanda que chega todos os dias da semana, mas organizamos o atendimento com senhas por ordem de chegada diariamente”, completa Fernanda. 

A equipe do Caps Ad também oferece apoio matricial para outros estabelecimentos de saúde e para a Atenção Primária fazer a manutenção do cuidado dos casos que não são perfil para frequentar o Caps Ad ou que já estejam estabilizados.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.