Variedades

Cervejaria Strasburger celebra lançamento da cerveja ‘1987 pilsen’

Cervejaria conta com um bar onde os clientes podem degustar as cervejas produzidas no local (Foto: Pedro Ruta Jr.)

A cervejaria Strasburger lança neste sábado (15), a cerveja ‘1987 Pilsen - receita Original’, aposta dos proprietários para celebrar a abertura do estabelecimento e brindar com a cidade o início oficial de sua operação. Estarão disponíveis 195 litros da cerveja, representando a idade de Ponta Grossa. “Teremos apenas 390 garrafas de 500 ml numeradas para esse momento. Comercializaremos no bar e para colecionadores durante o próximo dia 15, aniversário da cidade”, diz Adriano Zanetti, sócio-proprietário.

O bar abrirá às 11 horas e os clientes terão à disposição o portfólio de produtos, além da edição limitada. Criado pelo designer Rodrigo Vieira (Olé Propaganda), o rótulo da ‘1987’ retrata a junção tradição cervejeira da cidade, com um novo espírito cervejeiro, representado por caracteres mais contemporâneos.

A cervejaria Strasburger funciona de quarta-feira à sexta-feira das 17h30 à meia noite e sábado das 11h à meia noite, na Rua Cel Dulcídio, 467.

 

História

A família Strasburger tem uma reconhecida relação com a cerveja, pois está envolvida na produção do líquido desde o século XVII, em Strasbourg, região da Alsácia. Em 1971, Jan Strasburger patriarca da família formou-se cervejeiro na Alemanha chegando ao Brasil em 1974, quando começou a atuar nas maiores cervejarias do país.

A ligação com a cidade de Ponta Grossa, iniciou-se em 1983, quando assumiu a posição de 1º cervejeiro em importante cervejaria da cidade. Notório e afamado, Jan destacou a cidade no cenário nacional ao desenvolver receitas consagradas, e também por ser o criador do Chope München, que foi servido na primeira edição da München Fest - tradicional festa do Chope Escuro.

Com o intuito de revisitar a alquimia presente na história cervejeira da cidade, na qual seu pai foi um dos expoentes, Hans Strasburger, resolveu resgatar junto dos irmãos Florian e Sven (Tuca), os antigos cadernos de receita de cervejas do pai e dar início ao ousado projeto de recriar as cervejas que fizeram parte da história da família.

Juntaram-se aos amigos Luciano Rasera Gulin, Trajano Dória Jorge e Adriano Zanetti que juntos fazem parte do projeto da Cervejaria Strasburger. “A ideia de montar uma fábrica de cerveja foi inicialmente de homenagear a memória de nosso pai, mas também de produzir cerveja da maneira com que ele fazia; com amor e profundo conhecimento técnico” ressalta Hans, responsável técnico pela cervejaria, que desde jovem aprendeu com o pai o segredo de fabricar uma cerveja de qualidade.

Com capacidade inicial para produzir 10 mil litros por mês, a cervejaria Strasburger utiliza matéria prima 100% importada em todas os produtos do seu portfólio que resultam exclusivamente em cervejas puro malte. “Desenvolvemos toda nossa linha de produção e equipamentos, assim como nossas receitas, baseados em desenhos e anotações deixadas pelo nosso pai. Todos os equipamentos foram construídos artesanalmente, respeitando fielmente os projetos dele” explica Florian.

O compromisso da cervejaria é produzir as cervejas baseadas nos documentos originais de Jan Strasburger. Mais de 18 meses foram necessários para a instalação da cervejaria que retoma a tradição local da produção cervejeira na região central de Ponta Grossa.

 

Cervejas:

 

1987 Pilsen -Receita Original

Autêntica German Pilsen, com longa maturação a baixas temperaturas, receita original do Mestre Cervejeiro Jan Strasburger, uma cerveja puro malte, de cor dourada, corpo equilibrado e espuma cremosa, que a tornam irresistível.

 

IPA Indian Pale Ale

Uma  puro malte moderadamente forte e lupulada, de coloração dourada. Apresenta aromas cítricos derivados de um blend de lúpulos nobres americanos e um generoso processo de DryHopping.

 

APA American Pale Ale

Fabricada com lúpulos americanos que resultam  em uma  cerveja  mais  clara ,  intensos aromas e  sabores cítricos e florais que  lhe conferem  sua  principal característica,  refrescante e  bem carbonatada.

 

STOUT

Uma legítima dry-stout irlandesa, intensa, escura e de sabores que revelam o complexo equilíbrio dos maltes torrados, com aromas de café e chocolates,  com uma espuma clara e cremosa.

 

WEISS

Uma German Hefe Weiss de cor clara e espuma cremosa, tem sabor suave e levemente frutado que revela notas de cravo e banana. Textura  e corpo mais densos devido à presença de partículas de fermento em suspensão, características do tradicional método de fabricação.

 

LIGHT LAGER

Uma cerveja leve e refrescante com apenas 3,5% de teor alcoólico, mas elaborada com ingredientes importados que resultam em delicadeza no paladar.

 

PILSEN EXTRA

De corpo médio, destaca-se pelo equilíbrio entre os ricos aromas maltados e amargor sutil, de coloração dourada é uma cerveja absolutamente elegante.