em

Cescage e Raça Purunã são homenageados na ExpoLondrina 2018

A participação da Raça Purunã na Expo Londrina 2018 terminou em grande estilo neste domingo (15), com o primeiro desfile de animais puros do plantel do Iapar na pista central do Parque Ney Braga. O evento foi uma iniciativa da Sociedade Rural do Paraná e contou com as presenças de seus diretores, Afrânio Brandão e Ricardo Rezende, do presidente do Iapar Florindo Dalberto, e do proprietário da Cescage Genética, Desembargador do TJ-PR, José Sebastião Fagundes Cunha, parceiro do Iapar na multiplicação da raça Purunã por meio de transferência de embriões.

A Rural também prestou uma homenagem a Fagundes Cunha, por sua decisão de investir na multiplicação da primeira raça paranaense, desenvolvida pelo Iapar nas últimas quatro décadas, com o objetivo de melhorar o perfil genético, a qualidade e a rentabilidade da pecuária de corte do estado.

"Tivemos excelentes julgamentos das raças Hereford, Caracu, Senepol Braford, Brangus, Charolês, muitas premiadas que já foram encaminhados ao Cescage Genética para congelamento e comercialização de sêmen. Aspiração folicular e FIV em doadoras premiadas fazem parte do trabalho utilizado pelos acadêmicos de Medicina Veterinária para estudo nas disciplinas de Biotecnologia e Manejo", disse o proprietário do Cescage.

Para alcançar tal objetivo, os pesquisadores do Iapar buscaram reunir as características produtivas e atributos de quatro raças que formam o Purunã: a rusticidade e resistência a doenças e ao calor do Caracu, o rendimento de carcaça do Charolez e Canchin e a precocidade, marmoreio e habilidade materna do Angus.

 

Seminário de Inovação

A parceria tecnológica entre Iapar e a Cescage Genética foi o tema do Seminário de Agroinovação da Expo Londrina 2018, realizado na Casa do Iapar na última quarta feira (11). Na ocasião, os parceiros apresentaram a proposta de disponibilizar a genética Purunã a pequenos pecuaristas paranaenses, por meio de transferência de embriões parcialmente subvencionadas por programas de fomento, como o Sebraetec.

Proposta semelhante foi apresentada ao secretário de Agricultura do Paraná, Otamir Cesar Martins, presente ao evento, para que a SEAB e a Emater estruturem programa semelhante envolvendo os municípios onde a pecuária é importante.

(Foto: Divulgação)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.