em

Cinco alimentos que ajudam a diminuir o stress

O stress atinge 70% dos brasileiros. Não à toa, somos o povo que mais se preocupa com o impacto da pressão na qualidade de vida: 61% dos brasileiros disseram que menos stress é fundamental para ter uma vida saudável. Contudo, com a correria, nem sempre tratar o problema é uma prioridade.

A notícia boa é que pequenas mudanças de hábito na alimentação podem colaborar com uma vida menos estressante. A health coach Fabiana Bernabe, da Equilibra Health Coach, explica que existem alimentos com propriedades calmantes, que são aliados da busca por uma vida mais saudável. "Além dos famosos chás de camomila e do maracujá, existem alimentos que podem ajudar a diminuir a pressão do dia-a-dia por conta de suas propriedades nutricionais", afirma. Descubra porque o iogurte, salmão, abacate ovos e castanhas ajudam o organismo a lidar melhor como stress.

Iogurte

Eles contêm probióticos, que são bactérias benéficas para o intestino e o intestino é o órgão que possui mais neurônios depois do cérebro. Com o órgão funcionando perfeitamente, as conexões neurais do organismo estarão mais saudáveis para ajudar o sistema nervoso a equilibrar melhor os sentimentos e gerenciar o estresse.

Salmão

Muito rico em Omega-3, que possui propriedades anti-inflamatórias, além de conter também ácidos graxos que aumentam a função cerebral. Outras opções de peixe como atum e sardinha e sementes como a linhaça também tem a mesma função. Abuse deles!

Abacate

Contém vitaminas do complexo B, que são essenciais para as células cerebrais e para os nervos. Além disso, o abacate possui Betacaroteno e Vitamina E que são antioxidantes e ajudam a bloquear a absorção de gorduras que podem causar estresse oxidativo (o "envelhecimento" das células).

Ovos

O ovo contém um alto conteúdo de proteína (e é a única proteína com 100% de digestibilidade, ou seja, tudo que se consome em termos proteicos é absorvido pelo seu organismo) e vitaminas B e D que contribuem para dar mais ânimo, diminuindo o stress. Mas atenção, quando consumir ovos, dê preferência para os orgânicos pois estes são originários de aves criadas com regras de bons tratos animais e não possuem adição de antibióticos nem hormônios que podem prejudicar a sua saúde.

Castanhas

As castanhas são deliciosas e também muito saudáveis. Amêndoas e nozes contêm vitamina B, E e zinco, nutrientes essenciais para restaurar as células do cérebro e também ajudam a combater o estresse. A dica é sempre comprar as castanhas inteiras, pois se estiverem quebradas já estarão oxidadas e perderão muito dos seus nutrientes, e consumir um mix de pelo menos 3 ou 4 tipos para se beneficiar das características de cada uma delas e melhorar ainda mais o seu humor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.