em

Cinco destinos para curtir a Páscoa no sul do Brasil

A Páscoa sempre foi vista como uma data tradicionalmente familiar, o que não significa que ela precisa ser comemorada dentro de casa! Que tal fazer as malas com toda a família e curtir passeios incríveis em locais aqui mesmo, no sul do país? Em mais uma parceria com o site de viagens ‘Melhores Destinos’ – que disponibilizou seu material do Guia de Destinos – selecionamos alguns lugares do sul do Brasil que prometem encantar diferentes tipos de viajantes, amantes de chocolate, de cerveja, cachoeiras ou praia. As cidades reservam muitas surpresas e atrações para os visitantes, portanto, confira as sugestões e escolha a que mais tem a ver com você e sua família. Boa viagem!

 

BOMBINHAS – SC

Foto: Camile Panzera

Ainda pouco difundida como destino turístico na maior parte do Brasil, Bombinhas é um refúgio para os moradores do sul do país. Bastam alguns dias de sol e céu aberto que, numa rápida olhada para o mar, vem à tona o motivo de o lugar fazer tanto sucesso. Limpa, menos gelada do que a vizinha Florianópolis, com muitos peixes e uma transparência impressionante, fica difícil não se render aos encantos das praias dessa pequena cidade.

Junto das cidades vizinhas, a região é conhecida como Costa Esmeralda, por conta da cor de suas águas. Gaúchos e argentinos já se tornaram fãs de carteirinha da pequena Bombinhas e comparecem em peso durante a alta temporada. Os 16 mil moradores que a cidade tem se multiplicam diversas vezes no verão, tornando até insuportável aproveitar o lugar do jeito que ele merece. Para curtir sem se estressar, evite o mês de janeiro e sinta-se mais à vontade. Se passou pela sua cabeça ir no inverno e conhecer o lugar numa época mais tranquila, esqueça a ideia – além de a água ficar muito gelada, muitos estabelecimentos estarão fechados.

Sepultura e Lagoinha são algumas das principais praias. Com um verde lindíssimo, essas pequeninas praias são ótimas para quem quer nadar e ver peixes sem precisar fazer nenhum esforço. Cardumes estão em peso por lá e quem optar pelo snorkel poderá desfrutar ainda mais da biodiversidade da região.

Bombinhas e Bombas são as praias mais cheias de gente, onde ficam concentrados hotéis e restaurantes – com poucas ondas e o invariável mar cristalino. A culinária baseada em peixes e frutos do mar é abundante e não decepciona seus amantes mais fervorosos.

Bombinhas conquista cada vez mais adeptos; todos os anos, seu público aumenta. Famílias inteiras, cheias de crianças, vão à cidade passar veraneio e aproveitar as águas calminhas e perfeitas para os pequenos que ainda não estão aptos a enfrentar o mar sozinhos.

Quem gosta de fazer mergulho sente-se em casa quando visita Bombinhas. A Ilha do Arvoredo, bem pertinho da cidade, é desabitada, mas cheias de animais. É um dos melhores lugares para mergulho do Brasil, com uma biodiversidade de causar inveja. O encontro de climas e correntes de ar faz da ilha um ambiente especialmente rico em espécies marinhas, proporcionando verdadeiro encanto para mergulhadores.

 

BLUMENAU – SC

Foto: Monique Zenne

Capital brasileira da cerveja e casa da maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha, Blumenau atrai cada dia mais visitantes em busca do turismo cervejeiro de qualidade e bons chopes especiais. A cidade já transformou a bebida, que é paixão nacional, em rota oficial. Blumenau divulga o Vale da Cerveja como uma das principais atrações turísticas de Santa Catarina.

Visitar Blumenau é estar em contato direto com a cultura germânica, que se mostra não só nos canecos de chope, mas também na culinária típica e na arquitetura enxaimel, ainda presente em alguns pontos da cidade. A região, colonizada por alemães na metade do século XIX e depois por italianos e poloneses, respira a cultura europeia. Ao percorrer o centro de Blumenau, especialmente a Rua XV de Novembro, ainda é possível ver alguns prédios inspirados no estilo enxaimel, porém pouco resta das edificações antigas e originais de cidade. Ainda assim, a população faz questão de manter costumes e tradições típicas da Alemanha, especialmente em lugares como a Vila Itoupava e Pomerode, cidade vizinha a Blumenau e conhecida como a mais alemã do Brasil.

Blumenau oferece um turismo fácil e sem grandes obrigações a cumprir. A cidade é pequena e pode tranquilamente ser percorrida em um ou dois dias. Nos outros, invista em visitas às cervejarias da região, às simpáticas cidades da Rota do Enxaimel e até mesmo em uma passadinha no Beto Carrero World, o maior parque de diversões da América Latina.

Parque Vila Germânica

O maior ícone da cidade de Blumenau, e local predileto entre os turistas que chegam à cidade, é o Parque Vila Germânica. O local, que funciona como um centro de convenções, é palco da Oktoberfest de Blumenau e também de grandes feiras, como o Festival Brasileiro da Cerveja. A boa notícia é que a Vila Germânica permanece aberta durante todo o ano para o público. O espaço reproduz uma pequena vila do interior da Alemanha e oferece diversas lojas e bares para quem deseja entrar no clima da região. É ponto turístico obrigatório, especialmente pela boa variedade de chopes e comidas típicas germânicas disponíveis.

 

GRAMADO E CANELA – RS

Foto: Camille Panzera

Gramado e Canela são cidades destinadas ao turismo. Há eventos e programações culturais durante o ano todo, dada a infraestrutura local. A cidade de Gramado, por exemplo, é pequena, mas sua movimentação é bastante grande. As épocas de maior procura são a temporada de inverno e o Natal Luz, além dos feriados.

As temperaturas da cidade costumam ser mais baixas que a média do país, tanto por estar mais ao sul quanto por seus 830 metros de altitude. Isso não significa que a região não conheça temperaturas acima dos 30ºC, muito pelo contrário — durante o verão, é até comum que os termômetros atinjam a casa dos 32ºC durante o dia.

Cada época do ano traz uma característica forte à região das Hortênsias. O inverno é época de alta temporada, procurada por casais e famílias em férias que desejam desfrutar de baixas temperaturas. No final de novembro até janeiro, a beleza das hortênsias toma conta do lugar. O bacana é que o clima já não é tão frio quanto no inverno e a cidade fica linda, repleta de flores.

Terra do chocolate

Além dos inúmeros restaurantes deliciosos que a cidade e sua vizinha Canela oferecem aos turistas, virou tradição na região a produção de chocolates artesanais. Uma das empresas pioneiras na Serra Gaúcha foi a Prawer, fundada em 1975, e desde então várias outras fábricas foram criadas e se tornaram sucesso de vendas. É quase impossível não comer chocolate ao longo da viagem, seja as barrinhas, o fondue, ou um cremoso chocolate quente.

Várias dessas fábricas de chocolate viram no turismo uma maneira de fazer crescer ainda mais seus negócios e hoje em dia, além de oferecerem chocolates das mais diversas formas e sabores, muitas delas criaram atrações para os visitantes, como o Mundo de Chocolate da Lugano, que tem réplicas de construções feitas com chocolate, e o Reino do Chocolate, da Caracol, que conta a história do cacau e do chocolate. As fábricas ainda permitem que sejam feitas visitas às suas dependências internas para conhecer o processo de fabricação do chocolate, os ingredientes utilizados ao longo do processo e como trabalham seus funcionários.

Além de conhecer as fábricas e seus projetos paralelos, um diferencial muito bacana em Gramado é que as fábricas de chocolate buscam gratuitamente seus clientes no hotel onde estão hospedados. Essa política do transporte gratuito é ótima para pessoas que estão viajando sem carro.

 

FOZ DO IGUAÇU – PR

Foto: Camille Panzera

Um dos mais belos espetáculos da natureza na Terra é, com muito orgulho, parte do Brasil. Todo o crédito pertence ao rio Iguaçu, que permeia a fronteira entre Brasil e Argentina e presenteia ambos os países com as Cataratas – um cenário natural perfeito, com as mais lindas quedas d'água do planeta. Foz do Iguaçu, no Paraná, é a cidade que tem a honra de guardar, do lado brasileiro, esse palco de filmes.

Com a capacidade extraordinária de deixar os mais descrentes boquiabertos, o Parque Nacional do Iguaçu é a constatação pura e simples da imensidão da natureza. Impossível não vir à tona um sentimento de pequenez em meio a um volume de água tão intenso, ou um frescor de liberdade ao ser molhado pelas gotículas das cachoeiras. Como se tanta água ainda não fosse suficiente para cativar um viajante, pássaros cantam nos céus e borboletas brincam entre as árvores para anunciar que ali o homem é mero coadjuvante.

Visitar Foz do Iguaçu é a certeza de poder, num curto período, desbravar pequenas partes de outros dois países que fazem fronteira com o Brasil: Paraguai e Argentina. Se Cidade do Leste, no Paraguai, é um paraíso para as compras, Porto Iguazú, no lado argentino, é o lugar perfeito para fazer um bom jantar. Outra grande atração do lado argentino é, claro, o Parque Iguazú, que detém grande parte das quedas que se formam nas águas do rio Iguaçu, além da possibilidade de fazer caminhadas com mirantes de tirar o fôlego.

Imponentes belezas naturais e humanas, destino para compras, etnias diversas e bons restaurantes são alguns dos atrativos da região. Seja na época de cheia ou não, as cataratas exibem soberania inigualável. Conheça os dois lados das quedas, faça um passeio de barco, tire muitas fotos e, ao final, uma certeza surgirá na mente: Foz do Iguaçu é uma viagem indispensável para se fazer pelo menos uma vez na vida.

 

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – SC

Foto: Camille Panzera

Balneário Camboriú é o principal destino brasileiro quando os assuntos são balada, jovens e praia. Durante a alta temporada, tem festa pra todo lado, nos mais variados estabelecimentos. Além disso, é o lugar escolhido por muita gente para morar, por causa da tranquilidade e da proximidade do mar.

A praia central é completamente urbanizada, cheia de edifícios altos e muito movimento, tanto de dia quanto à noite. Há, no entanto, opções de praias mais desertas e limpas, bastando um pequeno percurso de carro para chegar até elas. São praias com ondas fortes ou fracas – vai depender da vontade do cliente.

Pouco mais de 100 mil habitantes vivem no balneário, com excelente estrutura turística. Não faltam restaurantes, bares, hotéis e lojas para diversão diária. Aliás, um diferencial da cidade é que ela não tem apenas as praias para entreterem os visitantes. O Parque Unipraias, por exemplo, onde se chega de teleférico, é uma ótima opção para passar o dia.

Caminhadas ao ar livre, ora frente aos arranha-céus, ora próximo das áreas verdes, são passeios interessantes para fazer na cidade. Ao mesmo tempo que é valorizado pelas belezas naturais, Balneário exibe uma atmosfera luxuosa, onde ver e ser visto faz parte do cotidiano.

À noite, vale a pena dar uma passada no calçadão central para observar o movimento. Vai ser quase impossível não vir à mente a sensação de que Balneário Camboriú é um lugar para se divertir.

 

Todos os meses a equipe do Melhores Destinos viaja para conhecer novos destinos e escrever guias com tudo sobre lugares no mundo todo. O que fazer, onde ficar, onde comer, como chegar, praias, compras, transportes, vida noturna, fotos, dicas e muito mais! Acesse melhoresdestinos.com.br.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.