em

Cinco mil licenciamentos a mais são emitidos em PG

Ponta Grossa registrou aumento na emissão de Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) em 2019 se comparado a 2018. No ano passado, foram emitidos pouco mais de 131 mil documentos. Cinco mil certificados a mais que o ano de 2018 onde foram cerca de 126 mil emissões na cidade. O documento é importante pois concede o direito de circulação do veículo em vias públicas e particulares.  

O aumento para o número de emissões deste documento se deve ao crescimento da frota de veículos no município. Segundo o relatório estatístico do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em dezembro de 2018, Ponta Grossa contava com pouco mais de 204 mil veículos. Em 2019, o relatório apontou que foram registrados 7,8 mil a mais no município em relação ao ano anterior. 

"A justificativa para esse número é justamente por conta do aumento da frota. Já percebemos um crescimento das emissões ao longo dos últimos anos e vemos que a tendência é sempre aumentar", comenta Jeane Louise Camargo, supervisora do Detran – Ponta Grossa.  
O CRLV deve ser emitido anualmente e, segundo a supervisora, é importante estar sempre em dia para evitar multas. "Além das multas, ainda corre o risco do veículo ser apreendido durante fiscalizações", destaca. 

Emissão eletrônica 

No começo do mês, o Paraná começou a emitir os certificados de licenciamento em meio eletrônico (CRLV-e). A medida quer diminuir a burocracia e gerar economia para os paranaenses, já que com o certificado digital os cidadãos não precisam mais aguardar a chegada do documento do carro em casa ou solicitar a emissão de 2ª via em caso de perda – o custo do novo certificado atualmente é de R$ 86,50.

O novo sistema desenvolvido em parceria com a Celepar também é imune a fraudes. “Não tem como ser fraudado por que cada documento, seja digital ou impresso, virá um QR Code que está ligado à base nacional de dados. O policial com um simples celular conseguirá fazer a leitura dos dados. O novo sistema é até mais seguro”, explicou o diretor-geral do Detran-PR, César Vinícius Kogut.

Documento físico

A novidade ainda não exclui a emissão regular por parte do órgão de trânsito. O Detran Paraná continuará emitindo e enviando o documento físico até 2021, seguindo a determinação da normativa federal.

A norma para que todos os estados comecem a emitir o documento em formato digital, sem o uso de papel-moeda, é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio da deliberação nº 180 de 30 de dezembro de 2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Esta deliberação estipula prazo limite de adaptação até 30 de junho.

"Assim como CRLV-e, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital garante a segurança do usuário que não precisará mais portar o documento físico e permite que o agente possa realizar a consulta da documentação pelo sistema", finalizou Jeane Camargo. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.