em

Cinco notícias de avanços científicos sobre o coronavírus

Pesquisadores de todo o mundo buscam tratamentos mais eficazes contra a covid-19. Há também uma corrida global para produzir uma vacina contra o novo coronavírus. Confira algumas inovações que foram divulgadas na última semana de maio.

1  – Pesquisa brasileira utiliza lhamas para produzir soro contra a covid-19

Lhamas serão utilizadas para produção de anticorpos contra o novo coronavírus. Três destes animais integrarão uma força-tarefa de combate à covid-19 realizada no Rio de Janeiro. O local já utiliza cavalos na produção de plasma. Porém, os resultados com as lhamas podem ser mais promissores, pois os anticorpos destes animais são até 15 vezes menores do que os produzidos pelos equinos  e assim “alcançam” melhor o vírus dentro do corpo humano.

Fonte: Veja. Publicado em 28 de maio.

2 – Cientistas testam eficácia de vacina centenária contra o novo coronavírus

Pesquisadores de várias localidades como Austrália, África do Sul, Europa e Estados Unidos estudam se a centenária vacina contra a tuberculose pode proteger contra o coronavírus. Caso seja comprovado o efeito escudo desta vacina contra o vírus da covid-19 a Bulgária,  que é uma produtora dessa vacina, vai disponibilizar para o mercado os milhões de doses que produz todo ano.

Fonte: Exame. Publicado em 28 de maio.

3 – Empresa de biotecnologia dos EUA amplia acordo para aumentar produção de uma possível vacina contra a covid-19

 A Moderna ampliou um acordo para garantir grandes volumes de lipídios usados para produzir sua vacina experimental contra covid-19. O intuito é produzir doses suficientes para atender à demanda global esperada. Caso a vacina seja bem sucedida, a empresa espera fornecer milhões de doses por mês em 2020 e dezenas de milhões por mês em 2021.

Fonte: Extra. Publicado em 28 de maio.

4 – Grandes farmacêuticas se unem para testar remédios

As farmacêuticas Roche e Gilead se juntaram para estudar tratamentos contra a covid-19. A grande aposta é o antiviral remdesivir, associado ao anti-inflamatório, tocilizumab. Os medicamentos já foram usados de forma experimental  e tiveram bons resultados.

Fonte: Folha de S. Paulo. Publicado em 29 de maio.

5 – Busca pela vacina e antiviral

Outra empresa que entrou na corrida global para a produção de uma vacina foi a MSD. A farmacêutica anunciou que está desenvolvendo duas vacinas e um antiviral contra o novo coronavírus. Um dos testes para a produção de uma vacina é realizado em conjunto com a IAVI, organização de pesquisa científica sem fins lucrativos. O outro estudo verifica um possível imunizante contra o novo coronavírus, usando uma cepa enfraquecida do vírus do sarampo. A pesquisa do antiviral é feita em parceira com a Ridgeback Biotherapeutics LP, uma empresa de biotecnologia, que analisa o EIDD-2801, um candidato antiviral disponível por via oral.

Fonte: MSD. Publicado em 27 de maio.

Naiâne Jagnow é estudante do último ano de Jornalismo da Unisecal, estagiária regulamentada do Diário dos Campos e a produção desse conteúdo foi supervisionada pelo editor-chefe do site Walter Téle Menechino.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.