Find!

Cinco procedimentos estéticos para serem feitos no inverno

Está pensando em fazer algum procedimento estético no corpo ou não face? Saiba que as épocas mais geladas do ano são ideais para buscar alguns tratamentos
(Foto: José Aldinan)

A chegada das estações mais frias faz com que muitas pessoas busquem as clínicas de estética para realizar procedimentos voltados principalmente para a pele. Isto porque, as baixas temperaturas são ideais para estes tratamentos, por conta da menor incidência solar e diminuição do risco de manchas e desconfortos causados pelo calor.

De acordo com a biomédica esteta, Rayssa Fonseca, o mercado da estética está sempre se aprimorando e surgem novidades a cada ano. “Tem sempre os lançamentos e algumas técnicas diferentes para procedimentos que já existem. Em relação ao Botox (Toxina Botulínica), por exemplo, hoje em dia existem técnicas muito mais avançadas no que diz respeito a locais e formas de aplicação. Então, além do que surge de novo, a gente consegue também aprimorar bastante o que já vinha sendo feito”, explica.

A profissional listou cinco procedimentos estéticos que estão em alta e explicou quais as indicações e algumas das contraindicações destes tratamentos. Confira:

 

HARMONIZAÇÃO FACIAL

Na harmonização facial geralmente é feita a combinação de técnicas como Botox e preenchimento com ácido hialurônico – que podem ser trabalhados nas olheiras, malar, mandíbula, queixo, boca, sulco, linhas periorbitais, entre outros pontos da face. O tratamento é feito de forma bastante individualizada, avaliando as características e necessidades de cada pessoa para a valorização e harmonização da face. A Toxina Botulínica, por exemplo, vai relaxar um pouco a musculatura e suavizar as linhas de expressão (também pode ser aplicada para diminuir o sorriso gengival). Já o preenchimento com ácido hialurônico, ajuda na hidratação da pele conforme vai sendo absorvido. Além de proporcionar o volume necessário na região onde é aplicado, ele promove definição e sustentação. A combinação destas técnicas tem como objetivo deixar o rosto o mais harmônico e simétrico possível.

CONTRAINDICAÇÕES: em casos de problemas de circulação, coagulação ou alergia a algum dos componentes e sensibilidade a agulha. Os procedimentos podem deixar hematomas, portanto é necessário deixar a pessoa ciente disso. Quem tiver realizado estes procedimentos deve evitar o uso de antibióticos e antinflamatórios (por cerca de 10 a 15 dias) para não comprometer os resultados.

DURAÇÃO: Botox (cerca de 6 meses)

Preenchimento: em torno de 1 a 2 anos

Aplicação única.

 

DEPILAÇÃO A LASER

Hoje em dia existem diversas técnicas de depilação a laser. Uma das mais modernas é a Soprano Ice Platinum, que reúne três tipos de ponteiras, que trabalham tanto o pelo escuro quanto os pelo mais claros e finos, que alguns tipos de laser não conseguem atingir. Além disso, ele possui uma forma de disparo diferente, portanto, o risco de queimadura e desconforto é menor que com os lasers tradicionais.

CONTRAINDICAÇÕES: caso a pessoa tenha algum problema de pele ou lesão no local. Não pode ser feito em cima de tatuagens.

DURAÇÃO: depende muito de cada pessoa, mas geralmente dura em torno de 2 anos até que seja necessário fazer uma manutenção.

Quantidade de sessões também varia em cada caso.

 

BIOESTIMULADORES: SCULPTRA, RADIESSE E ELLANSÉ

Muito em alta nas clínicas de estética, os bioestimuladores de colágeno ajudam a promover um efeito rejuvenescedor, com mais brilho e firmeza na pele. Os mais utilizados são o ácido polilático, a hidroxiapatita de cálcio e a policaprolactona, conhecidos comercialmente como Sculptra, Radiesse e Ellansé. A aplicação é bastante similar à do ácido hialurônico, através de uma cânula bem fina que minimiza a aparição de edemas. Os bioestimuladores ajudam a diminuir flacidez e marcas tanto da face, quanto do corpo, podendo ser utilizados também na barriga, glúteos e até mesmo na mão. Firmam e levanta a pele, estimulando o colágeno e melhorando o aspecto envelhecido.

CONTRAINDICAÇÕES: não deve ser feito por pessoas com problemas de circulação ou alergia aos componentes e problema autoimune.

DURAÇÃO: entre 2 a 4 anos

Em torno de 3 sessões a cada 30 a 40 dias

 

RADIOFREQUÊNCIA FRACIONADA

Também muito utilizado para promover o rejuvenescimento da pele, facial e corporal, a radiofrequência fracionada atua através de ondas eletromagnéticas. Durante o procedimento são feitos furos microscópicos na pele, que entra em processo de cicatrização, o que estimula a produção de colágeno e elastina. Além do rejuvenescimento, o tratamento é muito utilizado na redução de cicatrizes de acne e estrias vermelhas. Não possui tanta eficiência em estrias brancas, mas ajuda a reduzir as marcas.

CONTRAINDICAÇÃO: não deve ser feito por pessoas que utilizam marca-passo, gestantes, que possuem alergia ou lesão na pele onde o aparelho vai ser aplicado.

DURAÇÃO: O resultado dura em torno de 2 anos

Cerca de 5 sessões.

 

LIMPEZA DE PELE

A limpeza de pele é indicada antes de qualquer procedimento estético, ajudando tanto no controle da oleosidade, quanto na limpeza de células mortas e comedões. Geralmente as limpezas de pele são aliadas a algum tipo de peeling, como o de diamante, por exemplo, que não chega a causar a descamação e ajuda a retirar as células mortas e estimular a produção de colágeno. Durante a limpeza são aplicados diversos produtos e o vapor de ozônio que amolece a pele para a extração de cravos e espinhas. Em seguida, o profissional trabalha com procedimentos que ‘acalmam’ a pele e aplicam uma máscara para fechar os poros e suavizar os efeitos da extração.

CONTRAINDICAÇÃO: caso a pessoa tenha algum problema de pele ou esteja com alguma lesão no rosto.

Para quem tem pele muito acneica: fazer de 1 a 2 vezes no mês.

 

 

Cuidados diários para preservar a saúde da pele no frio

O frio pode provocar diversas alterações no organismo e torna necessário um cuidado redobrado em relação à hidratação e cuidados com a pele. As baixas temperaturas não eliminam a necessidade de utilização do protetor solar, por exemplo. “O uso do filtro solar, por mais que não tenha tanto sol, é importante por causa da radiação do UVA/UVB. É essencial que a pessoa busque o produto que mais se adapta à sua pele e suas necessidades e continue protegido o ano todo. A hidratação também é muito importante, pois acabamos ingerindo uma quantidade menor de água e recorrendo a alimentos mais pesados. O ideal é utilizar os produtos que ajudam a manter a hidratação e proteção solar, insistir na ingestão de líquidos e não exagerar no açúcar (que pode contribuir com o envelhecimento precoce da pele). Enfim, cuidar para não estar preocupado somente com a estética, mas com a saúde também”, destaca Rayssa. Ela recomenda ainda a utilização de produtos tópicos com vitamina C, ácido hialurônico. “Muitos destes produtos podem ser encontrados nas farmácias, mas o ideal é que tenha a indicação de um profissional para saber qual o melhor tipo para cada pele”, finaliza.

 

As contraindicações foram pontuadas de maneira geral. Os pacientes não devem dispensar a avaliação individualizada diretamente com o profissional.

 

 

Rayssa Fonseca é formada em Biomedicina pela Universidade Paulista (Unip) e possui pós-graduação em Biomedicina Estética. Possui diversos cursos de especialização em procedimentos como Botox, preenchimento, fios de sustentação, jato de plasma, Skinbooster, entre outros. Hoje em dia atua em sua clínica de estética avançada em Ponta Grossa.

Fotos: José Aldinan