Literatura

Clube de Leitura aborda a obra ‘Hamlet’ no dia 23

No dia 23 de março (sábado), leitores promovem um bate-papo sobre uma das peças de teatro mais conhecidas de todos os tempos – ‘Hamlet’, de William Shakespeare. O Clube de Leitura Companhia das Letras/Verbo Livraria acontece das 10h às 12h, na Verbo Livraria, localizada na Avenida Vicente Machado, 779. Para participar, recomenda-se apenas a leitura integral da obra.

“Hamlet faz parte daquelas obras tão conhecidas que mesmo quem não a leu tem na ponta da língua seus trechos célebres, por exemplo, ‘Ser ou não ser? Eis a questão’, ‘Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia’, ‘Há algo de podre no reino da Dinamarca’”, destaca o jornalista e professor de Jornalismo Ben-Hur Demeneck, mediador do clube de leitura.

Hamlet é um dos momentos mais altos da criação artística mundial, um retrato - eletrizante e sempre contemporâneo - da vida emocional de um homo sapiens adulto. Para uma apresentação mais tradicional, temos um jovem príncipe que se reúne com o fantasma de seu pai, o qual alega que seu próprio irmão, agora casado com sua viúva, o assassinou. É quando o príncipe Hamlet cria um plano para testar a veracidade de tal acusação, forjando uma brutal loucura para traçar sua vingança. Mas sua aparente insanidade logo começa a causar estragos - para culpados e inocentes.

William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, em 1564, filho de um comerciante bem-sucedido. Casou-se aos dezoito anos com Anne Hathaway, com quem teve três filhos. Estabelecido em Londres durante o reinado de Elizabeth I, produziria o grosso de sua obra - tragédias e comédias, além de um conjunto de sonetos - entre os anos 1590 e 1613. Em se tratando de tradução de ‘Hamlet’, o clube toma por referência aquela feita por Lawrence Flores Pereira, editada pelo selo Penguin Companhia.

Obras

Shakespeare é universalmente reconhecido como o maior dramaturgo de todos os tempos graças a peças como ‘Macbeth’, ‘Ricardo III’, ‘Otelo’, ‘Rei Lear’, entre outras.