em

Clube de Leitura de PG discute obra sobre mulheres iranianas

“Casamentos malfadados, virgindades roubadas, adultérios, frustrações, golpes e autoenganos – narrados com a ironia tão peculiar à autora – mostram que, no Irã, amar e desamar pode ser ainda mais complicado do que podemos supor”. É assim que a obra ‘Bordados’, de Marjane Satrapi é apresentada. O livro será tema do próximo encontro do Clube de Leitura Companhia das Letras, de Ponta Grossa, no dia 21 de julho (sábado). O encontro acontece na Verbo Livraria, das 10 às 12 horas.

‘Bordados’ é um retrato íntimo das mulheres iranianas, repleto de revelações sobre sexo, casamento e vida em família sob um regime opressor. Da autora de Persépolis, esse livro também é uma história em quadrinhos.

“Isso foi justamente uma das coisas que achei mais interessante no livro, o formato em HQ. Eu quase não faço leituras neste formato e é sempre uma surpresa. É bem agradável de ler, os desenhos são simples, os personagens têm umas expressões bem interessantes e as histórias são bem diversas, tem muito a ver com a cultura na qual a autora foi criada. E aí que está a melhor parte. Através da conversa das mulheres, ela fala sobre as várias tradições nos casamentos, que foi o que mais me chamou a atenção”, afirma a leitora Maria Cristina Piotrovski, que destaca ainda que algumas histórias são bem tristes, mas o livro, em geral, não é.

“É até bem divertido, fiquei pensando quando terminei de ler, que, seja no Irã, ou em Ponta Grossa, tanto faz, é bom demais conversar com as amigas e contar histórias, assim como uma expressão que ela usa no livro (que eu adorei): ‘ventila o coração’", declara.

Para o jornalista, professor e mediador do Clube, Ben-Hur Demeneck, Marjane faz parte daquele time de elite de quadrinistas que transforma a cultura e a história de países distantes do Brasil em desenhos e histórias saborosas. “Natural do Irã, em ‘Bordados’, Satrapi apresenta dramas românticos e sexuais de mulheres iranianas tal como o canadense Guy Delisle trouxe em quadrinhos sua jornada pela fechada sociedade da Coréia do Norte (Pyongyang) e o italiano Zerocalcare apresentou a história do povo curdo e a guerra no norte da Síria (Kobane Calling). Qualquer um desses autores e livros deliciam o leitor com uma viagem visual enquanto dão um banho de cultura”, contextualiza.

Ben-Hur ressalta que, apesar de falar de temas tabus, como virgindade feminina no Irã, Marjane usa do humor para aproximar o leitor deles. “Além disso, seus desenhos são muito bonitos e uma experiência à parte para os leitores, porque são em preto e branco (sem nenhum tom de cinza) e não são tridimensionais (como estamos acostumados a ver os desenhos em quadrinhos”, finaliza.

Encontros

É possível participar do clube lendo os livros e indo aos encontros. A atividade é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Para quem se interessar pelos livros, eles são vendidos com desconto na Verbo Livraria, como forma de incentivo ao Clube de Leitura.

 

Sobre Marjane Satrapi

A autora, Marjane Satrapi, nasceu em Rasht, no Irã, em 1969, e atualmente vive em Paris. Estudou no liceu francês de Teerã, onde passou a infância. Bisneta de um imperador do país, teve uma educação que combinou a tradição da cultura persa com valores ocidentais e de esquerda. Aos 14 anos, Marjane partiu para o exílio na Áustria, e depois retornou ao Irã a fim de estudar belas-artes. Estabelecida na França como autora e ilustradora, ela ainda voltou à narrativa de memórias no livro ‘Frango com ameixas’, baseado em relatos de seu avô. Em 2007, sua história em quadrinhos ‘Persépolis’ foi transformado num longa-metragem de animação, que estreou no festival de Cannes.

 

Serviço:

Clube de Leitura debate ‘Bordados’

Data: 21 de julho (sábado)

Horário: das 10 às 12 horas

Local: Verbo Livraria (Av. Vicente Machado, 779)

Atividade gratuita

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.