em

Clube de leitura debate obra mais cultuada de James Joyce

O Clube de Leitura Companhia das Letras de Ponta Grossa terá uma edição especial neste sábado (15), com a concretização do desafio literário do grupo, que foi a leitura de ‘Ulysses’, a mais famosa e cultuada obra de James Joyce. Com 1.112 páginas e peso de 1.041 kg, o livro se inspira na Odisseia de Homero e, ambientado em Dublin, narra as aventuras de Leopold Bloom e seu amigo Stephen Dedalus. O encontro do clube – que será 10h às 12h30, na Verbo Livraria – ocorre na véspera do ‘Bloomsday’, evento mundial realizado em homenagem à obra, fazendo referência ao protagonista Leopold Bloom e à data em que se passa todo o livro – 16 de junho de 1904. A tradução escolhida pelos leitores é a de Caetano W. Galindo.

Segundo o organizador do clube, o professor e jornalista, Ben-Hur Demeneck, em pouco mais de mil páginas, conhecemos uma Dublin muito particular e nos envolvemos numa dupla odisseia, a de um homem comum (Leopold Bloom) e a da ‘releitura’ da ‘Odisseia’ de Homero ‎(‎928 a.C-898 a.C.), aquela que coloca o herói grego Ulysses a caminho de sua Ítaca. “Considerado uma das obras mais difíceis do século passado, ‘Ulysses’ esbanja erudição, humor e técnica literária. Além de nos fazer ‘entrar na cabeça’ dos personagens a partir de muitos monólogos, ele nos leva em cada um dos 18 capítulos um tipo de técnica literária. Se em um deles, a gente pode se perder nas imagens livres de alguém alucinado, em outro há um jogo com a linguagem dos jornais, por exemplo. Mais do que interessante de ler, foi um livro arquitetado para ser relido”, ressalta.

Um dos leitores de ‘Ulysses’, Alexandre Douvan, considera que “não importa a idade do leitor, Ulysses é um desafio”. Douvan é aluno do terceiro ano do curso de jornalismo da UEPG e participa do Clube de Leitura. Ele destaca ainda que a obra faz pensar sobre a profundidade dos detalhes do dia a dia, que muitas vezes não reparamos. “James Joyce fez de um dia, uma obra de arte”, completa.

Participação

As atividades do Clube de Leitura Companhia das Letras de Ponta Grossa são gratuitas e abertas a todos. Para participar, recomenda-se apenas a leitura integral das obras debatidas nos encontros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.