em

Clube de Leitura debate ‘Pretérito Imperfeito’ no próximo sábado

No próximo sábado (14), às 14 horas, o clube de leitura mais antigo de Ponta Grossa faz seu encontro número 25 na Verbo Livraria. O evento debate 'Pretérito Imperfeito', romance de Bernardo Kucinski. O debate será mediado pelo professor da UEPG e jornalista Ben-Hur Demeneck e terá como convidada Gisele Barão, também jornalista e professora universitária, colaboradora do jornal Rascunho desde 2015.

O livro conta a história de adoção de um bebê por um casal que não consegue ter filhos – uma paternidade que começa intensa e amorosa e termina em destroços. A derrocada tem início na adolescência do menino, marcada pelo envolvimento com maconha, crack e anfetaminas, um processo descrito pelo narrador como uma busca frenética de um paraíso artificial.

Entrelaçam-se nessa história de vida três situações limite: a adoção, a dependência química e o racismo. O pai narrador se pergunta: “Teria sido possível em algum momento barrar o curso dessa história? Ou estava tudo escrito no livro do destino?”.  A abordagem é minuciosa e sutil, porém o estilo é seco e duro. O resultado é um texto pungente, que confirma o lugar de B. Kucinski como um dos escritores mais destacados da atualidade.

Abordagem

Segundo Gisele Barão, 'Pretérito Imperfeito' aborda a questão da dependência química de maneira crua e sensível ao mesmo tempo. “Sensível porque valoriza a perspectiva do pai sobre os acontecimentos, e crua por demonstrar que qualquer dependência vem do desamparo existencial inerente a todo ser humano”, detalha. Para Gisele, o livro convida a observar a vertente sociológica do tratamento de dependentes químicos, o que amplia a visão do leitor sobre o assunto.

Conheça o autor

Bernardo Kucinski é autor de obras sobre economia, política e jornalismo. Sua estreia na ficção se deu com 'K – Relato de uma busca' deu-se quando já tinha 74 anos de idade. Kucinski se aposentou como professor pela Universidade de São Paulo. “K foi o livro que mais reuniu participantes no clube de leitura de Ponta Grossa, demolindo o preconceito de que o leitor não gosta de autores brasileiros contemporâneos”, observa Ben-Hur.

 

Serviço:

Clube de Leitura aborda 'Pretérito Imperfeito'

Data: 14 de abril (sábado)

Horário: 14 horas

Local: Verbo Livraria (Avenida Vicente Machado, 779)

Participação gratuita

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.