em

Clube de Leitura discute a mais célebre obra de Franz Kafka

"Gregor Samsa desperta de sonhos inquietantes transformado num inseto. Se estava desperto, não era sonho. O que era então? O desenrolar da narrativa nos mostra Gregor metamorfoseado em suas vivências familiares. Seria sua família uma possibilidade de salvação?", indaga a professora de Letras Espanhol/Português da UEPG, Ligia Paula Couto, sobre o livro 'A Metamorfose', do escritor Franz Kafka.

A obra – que será tema do próximo encontro do Clube de Leitura, no próximo sábado (9) – coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante, o famoso Gregor Samsa, que um dia acorda transformado em um inseto monstruoso. O absurdo, um homem comum converter-se em inseto, narrado no tom preciso, frio e lógico de Kafka, é capaz de integrar naturalmente o pesadelo ao cotidiano.

“Em tempos tão kafkianos, é preciso ler Kafka”, provoca o mediador do Clube de Leitura, Ben-Hur Demeneck, referindo-se aos tempos em que o absurdo faz parte do cotidiano, e que a leitura do autor pode ser mais atual do que gostaríamos. “Em ’A Metamorfose’, o personagem, numa bela manhã, acorda transformado num gigantesco inseto, e ainda assim não sabemos se o mais absurdo é ver no que ele se transformou ou que sua preocupação é sobre não se atrasar para o trabalho”, observa Ben-Hur.

Ainda de acordo com ele, a obra de Kafka foi tão influente na história da literatura, que 'kafkiano' virou uma palavra que serve para descrever situações intuilmente complicadas e frustrantes. "Uma das forças do texto de Kafka é também indicar como padrões de controle passam também por um esquema mental ao qual nos sujeitamos. Em Kafka, há um cenário de humilhação e esmagamento do indivíduo, que se vê forçado a 'andar em círculos'", finaliza.

Franz Kafka é conhecido como um dos escritores mais influentes do século XX

Serviço:

Clube de Leitura – 'A Metamorfose'

Data: 9 de junho (sábado)

Horário: das 10h às 11h45

Local: Clube de Leitura Companhia das Letras (Av. Vicente Machado, 779)

Participação gratuita

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.