em

Colégio Agrícola produz 10 mil quilos de hortifrútis

O Colégio Estadual Agrícola “Augusto Ribas” de Ponta Grossa é referência na cidade em produções de hortifrútis, só no ano passado foram mais de 10 mil quilos entre legumes, frutas e verduras. A instituição que foi fundada em 1937 e fica dentro do Campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, recebe todos os anos alunos que querem aprender o ensino voltado para a produção agrícola.

O diretor do local, Alcebíades Antonio Baretta, conta que os alunos participam de todas as etapas das produções dos alimentos. “Eles acompanham desde o começo da produção, a escolha das sementes, o desenvolvimento do produto e depois a colheita. Então aprendem exatamente o que ser feito com cada tipo de legume e verdura, para depois aplicarem esse conhecimento em outros locais”, explica.

De acordo com o diretor, os hortifrútis produzidos pelo colégio vão para o restaurante universitário dos Campus Uvaranas e Central, para o Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente (Caic) e para o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária que fica em Itaiacoca. “Todos os dias nossos alunos, funcionários e outras pessoas da comunidade se alimentam das nossas produções. Só no ano passado foram mais de 200 mil refeições servidas somando todos os locais e posso dizer que em 90% delas tinha algum alimento do nosso colégio”, destaca. Baretta revela que eles produzem diversos hortifrútis: alface, repolho, brócolis, couve, cenoura, beterraba, feijão vagem, rabanete, berinjela. As definições são feitas de acordo com as estações do ano e depois de uma orientação profissional do que deve ser plantado.

“Temos o responsável técnico por essa programação e orientação das plantações que é o Paulo César. Ele nos diz quais sementes devem ser compradas, os tipos e quando devem ser plantadas. Assim garantimos uma produção de qualidade e sem desperdício de dinheiro e também diminuímos as chances de prejuízos na colheita”, revela Baretta.

Ensino

Os alunos do Colégio Agrícola se formam em técnicos em agropecuária. O profissional presta serviços técnicos e orientação aos produtores rurais, que vão desde preparação do solo, manejo de animais, instalação de sistemas de irrigação e drenagem, medições topográficas, entre outras. “É uma profissão que tem um campo de atuação muito grande e é cada vez mais valorizada pelo produtor rural. Acredito que formamos ótimos profissionais, que ajudam a melhorar o agronegócio brasileiro”, completa o diretor.

Produção fica em um terreno ao lado do colégio (foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.