em

Colônias holandesas celebram Dia de São Nicolau na Castrolanda

Quem é que chega em dezembro trazendo presentes para as crianças que se comportaram bem? Papai Noel? A resposta certa é “também”, ao menos para as crianças das colônias holandesas da região de Campos Gerais (PR). No início de dezembro elas recebem a visita de “Sinterklass” ou São Nicolau, tradicional personagem da cultura holandesa.

Ele se veste de vermelho, tem barba branca, usa um cajado, vem com ajudantes trazendo presentes, mas chega logo na primeira semana de dezembro. Nicolau foi um bispo da Turquia, santificado no século IX, que ficou famoso por sua bondade e ajuda que prestava aos pobres e desamparados. Com o tempo, foi criada uma lenda sobre sua figura e, atualmente, as crianças de origem holandesa acreditam que vive na Espanha e todos os anos embarca em um navio à vapor com seus ajudantes para presentear as crianças bem-comportadas, informação que consta em um livro carregado por ele.

“Zwarte Piet” ou Pedro Preto é o ajudante de São Nicolau e o ajuda a avaliar o comportamento das crianças e distribuir presentes, doces, pepernoten (biscoito típico) e moedas de chocolate envoltas em papel dourado. Além do bom comportamento, para receber os presentes e doces, as crianças devem deixar um sapato perto da lareira ou porta com uma cenoura, que será devorada pelo Amerigo (cavalo de Sinterklaas), e cantar uma música na véspera de 5 de dezembro.

O Pakjesavond é o dia que toda a família se reúne para as crianças receberem presentes e os mais velhos trocarem presentes com embrulhos engraçados e acompanhados de um poema, conhecidos como Sinterklaasgedicht. A festa também conta com músicas, presentes de chocolate com iniciais dos nomes e comidas típicas com canela, chocolate, marzipã, amêndoas e especiarias.

Para celebrar a data, uma comissão de voluntários da comunidade de Castrolanda (PR) promoveu no último sábado (7) uma festa típica que reuniu famílias de imigrantes da região. “Valorizar e preservar a cultura holandesa em nossas colônias é o foco da nossa instituição, por isso apoiamos esse evento que certamente foi muito especial para as famílias e, principalmente, para as crianças”, revela o presidente da Associação Cultural Brasil – Holanda (ACBH), Koob Petter.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.