em

Com mercado aquecido, construção oferece novidades

O novo momento que a construção civil em Ponta Grossa e o mercado imobiliário vivem têm feito com que construtoras busquem inovações e ofereçam novas alternativas aos compradores. Isto inclui desde imóveis e produtos diferenciados a novas formas de aquisição e pagamento.

Para Dirceu Prusnei, sócio proprietário e diretor da construtora P&X, o momento otimista que o setor atravessa em Ponta Grossa exige que se pense em novas alternativas aos compradores. “O reaquecimento da construção civil em Ponta Grossa está se dando em um ritmo muito animador, e as empresas se veem reinventando em um cenário muito otimista”, analisa.

A P&X oferece, para seu próximo empreendimento, o Lumine Residence, uma nova modalidade de venda, que se situa entre a incorporação clássica construção associativa (em que o metro quadro é pago pelo preço de custo). O pagamento é feito sem entrada ou balão, mas em 53 parcelas, com correção trimestral e prazo de três anos de conclusão das obras. “Esta modalidade permite a aquisição sem a necessidade de uma entrada, somente com uma correção, mas sem a necessidade de parcelas extras, o que às vezes acaba ocorrendo em outras modalidades de vendas”, explica Prusnei. “A gente acabou observando o cenário, o que está acontecendo na construção, em que ficavam parcelas extras, e ampliando prazos. A gente se viu na necessidade de se reinventar na forma de vender”, complementa. O metro quadrado com um valor mais competitivo e margens mais reduzidas são impulsionadas sobretudo pelas boas perspectivas econômicas e pela tendência da redução das taxas de juros, explicam os construtores.

Decorado

Além de formas de venda que fogem das mais tradicionais, outros atrativos e diferenciais também são lançados para tentar atrair o comprador. A utilização do modelo de apartamento decorado, por exemplo, também vem sendo adotado para tornar o empreendimento mais atrativo. “A utilização do modelo decorado é uma tendência para Ponta Grossa, é uma necessidade que se observa. A construção civil se viu em um processo de reinvenção. Tivemos que sair da zona do conforto e oferecer algo diferente”, comenta Dirceu Prusnei, que cita também como tendências a utilização de itens sustentáveis como reutilização de água e energia fotovoltaica.

A tendência, na opinião do empresário, é que Ponta Grossa ainda desfrute de um cenário aquecido na construção civil nos próximos anos. “Depois de três anos de leve baixa no setor, o cenário é animador porque se vê a possibilidade de mais pessoas poderem comprar seus imóveis com um custo menor, sem ser necessário tantos sacrifícios. A expectativa agora é de pelo menos de três anos de aquecimento, podendo ser ainda bem mais”, analisa Prusnei.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.